Primavera dos Museus

Plataforma "Museus de Pernambuco" amplia debate sobre sistema museológico de Pernambuco

Lançamento da plataforma acontece nesta quarta-feira (21), no Paço do Frevo, Bairro do Recife

Paço do Frevo - Hugo Muniz / Divulgação

Integrando as comemorações da 16ª Primavera dos Museus de 2022 e com o intuito de ampliar o debate sobre atividades museológicas no Estado, será lançado nesta quarta-feira (21) a plataforma Museus de Pernambuco – iniciativa da Secretaria de Cultura em parceria com o Museu da Abolição (IBRAM) e Paço do Frevo (IDG). Em paralelo, o seminário Sistemas Estaduais de Museus também será transmitido na ocasião do lançamento. O evento acontece no Paço do Frevo, às 15h.

Além de ampliar o debate, a plataforma –  que terá acesso livre, gratuito e colaborativo - vai também cadastrar, mapear e identificar, museus em atividade em Pernambuco.
 

Os dados produzidos pelo sistema poderão ser acessados e extraídos em formato de planilhas, por meio de filtros e cruzamentos, conforme o interesse do usuário e transformados em fonte de pesquisas ou publicações sobre o cenário museológico estadual.

Seminário
O seminário “Sistemas Estaduais de Museus” contará com a participação de Renata Cittadin, museóloga, diretora do Sistema Estadual de Museus de São Paulo, e de Lucienne Figueiredo dos Santos, superintendente de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ. 

Para participar os interessados podem pedir acesso à plataforma Google Meet. A presença está condicionada à lotação da sala. O link para a videochamada é www.meet.google.com/zhu-unmj-itg. A gravação do seminário será posteriormente levada ao YouTube da Secult-PE.

Plano Setorial de Museus
A Plataforma chega em meio à discussão sobre a construção colaborativa das diretrizes e ações voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento do setor museológico do Estado. 

A partir do lançamento, por meio do link com formulário específico, a Plataforma de Museus deixará também disponível o documento base do Plano Setorial de Museus, com os Eixos Temáticos elaborados a partir da Política Nacional de Museus, para contribuições e sugestões. 

Após o período de recebimento das contribuições será redigido o documento final para apresentação e aprovação do setor museal e das instâncias competentes.