realeza

Rainha de Dinamarca testa positivo para Covid-19 ao retornar do funeral de Elizabeth II

"As atividades da rainha esta semana foram canceladas", informou o palácio, sem dar mais detalhes sobre seu estado de saúde

A rainha Margrethe II da Dinamarca e o príncipe herdeiro Frederik prestaram seus respeitos no caixão da rainha Elizabeth II, - John Sibley / POOL / AFP

A rainha da Dinamarca Margrethe II, presente no funeral da rainha Elizabeth II em Londres na segunda-feira, testou positivo para Covid-19, anunciou o palácio real nesta quarta-feira (21).

A soberana de 82 anos, três vezes vacinada e que já teve coronavírus em fevereiro, testou positivo na noite de terça-feira (20), anunciou o tribunal em comunicado.

"As atividades da rainha esta semana foram canceladas", informou o palácio, sem dar mais detalhes sobre seu estado de saúde. 

No trono desde 14 de janeiro de 1972, Margrethe II é, desde a morte de Elizabeth II, a única rainha da Europa e monarca com mais tempo de reinado do continente.

No mundo, apenas o sultão de Brunei a supera em quatro anos de reinado.

Viúva desde 2018, a rainha tem contribuído para modernizar progressivamente a monarquia sem banalizá-la. 

"Permanecerei no trono até cair", alertou essa mãe de dois filhos, cujo filho mais velho, Frederik, de 54 anos, deve sucedê-la.