Futebol

Tite não descarta convocar Militão como lateral para a Copa do Mundo

Jogador do Real Madrid começou a carreira na posição, mas depois passou a atuar de zagueiro

Tite, em treino na França com a Seleção Brasileira - Lucas Figueiredo/CBF

De todas as posições, a lateral direita é a que possui a disputa mais aberta na Seleção Brasileira. Daniel Alves (Pumas/MEX), mesmo longe de seus melhores dias e, aos 39 anos, mantém-se na disputa por uma vaga. Emerson Royal (Tottenham/ING) já foi testado. Ambos, porém, não foram convocados na lista recente do técnico Tite para os dois últimos amistosos antes da Copa do Mundo do Catar, contra Gana e Tunísia, amanhã e na próxima terça, respectivamente, na França. Apenas Danilo (Juventus/ITA) foi chamado para o setor. Mesmo assim, não será ele o titular no penúltimo compromisso antes do Mundial. O Brasil terá um “quase improviso” para tentar encontrar uma solução.

Éder Militão, do Real Madrid, atua como zagueiro, mas começou a carreira na lateral, no São Paulo. Segundo Tite, ele tem os predicados para ser novamente deslocado para a posição. No time principal que vem treinando, ele tem fechado a defesa ao lado de Thiago Silva, Marquinhos e Alex Telles.

“Militão tem DNA de lateral. A versatilidade é importante”, frisou Tite. Quando questionado se o jogador pode ser convocado para a Copa especificamente neste setor - abrindo uma vaga para a vinda de mais um zagueiro -, o treinador foi taxativo. “O campo vai falar”.

Variação tática

Curiosamente, Danilo, único titular de fato da direita, vem jogando improvisado como terceiro zagueiro na Juventus. Com Militão, o Brasil também pode formar um esquema com três defensores, fazendo com que o lateral-esquerdo Alex Telles fique mais próximo de Casemiro e Lucas Paquetá no meio. Neymar segue como homem da armação, auxiliando o trio de ataque formado por Vinícius Júnior, Raphinha e Richarlison. 

“Quero testar o equilíbrio. Se fugirmos disso, corremos riscos. Paquetá é um segundo meia que traz senso de criatividade. Ao mesmo tempo, temos um lateral que dá equilíbrio defensivo. Nosso objetivo é criação e gol, mas com consistência. Com isso, ficamos mais próximos de vencer”, ressaltou o técnico.

Só um susto

No treino de ontem, o atacante Neymar, do Paris Saint-Germain, sofreu um corte no joelho e precisou de atendimento médico. O jogador, porém, não preocupa para o amistoso. Fisicamente, aliás, o treinador da Seleção foi só elogios ao camisa 10. Deixando até, segundo o próprio, o “filtro” de lado. “Neymar está jogando para c…”, brincou Tite.