Por causa de atraso na entrega da CoronaVac, Recife restringe locais de vacinação contra a Covid-19
A partir desta quarta-feira (21), crianças de três e quatro anos terão à disposição quatro locais para a imunização. Ainda não há previsão do Ministério da Saúde normalizar o envio dos imunizantes
A Prefeitura do Recife anunciou que, a partir desta quarta-feira (21), crianças com três e quatro anos terão disponíveis quatro locais de vacinação contra a Covid-19. A redução da oferta, que será provisória segundo a gestão municipal, se dá por causa do atraso na entrega da CoronaVac por parte do Ministério da Saúde.
Ainda não há previsão para normalização da distribuição para os estados e municípios. E, por isso, foi necessários restringir a imunização deste público em locais específicos, para evitar perdas das vacinas que estão em estoque.
Os centros de vacinação infantil disponíveis funcionam, de domingo a domingo, nos seguintes locais: shoppings Recife, em Boa Viagem; RioMar, no Pina (de segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos, das 12h às 19h); Boa Vista, na área central da cidade (de segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos das 11h às 19h); além do Sítio Trindade, em Casa Amarela (de domingo a domingo, das 7h30 às 17h30).
Até o momento, foram vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19 8.801 crianças com três e quatro anos - o que representa 20,39% de cobertura vacinal. Desse total, 1.640 (3,80%) já receberam a segunda dose e completaram o esquema vacinal.
Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis no momento da vacinação.
Também precisam apresentar documento oficial da criança, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade, além de comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável. Caso não possua e também não tenha o certificado de domicílio eleitoral, é possível utilizar uma autodeclaração de moradia.