Bezos e Andy Jassy, CEO da Amazon, terão de depor em investigação sobre o Prime
Comissão americana acusa empresa de induzir o consumidor ao erro na hora de assinar o serviço de streaming
O fundador da Amazon, Jeff Bezos, e o presidente-executivo da empresa, Andy Jassy, terão de testemunhar perante a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) na investigação que o órgão faz sobre o Prime, serviço de streaming da gigante de tecnologia.
A comissão atua em casos de defesa da concorrência e proteção de consumidores. Ela vem investigando a Amazon ao longo dos últimos anos por prática anticompetitivas e abriu um processo no ano passado para apurar se a Amazon induz o consumidor ao erro na hora de assinar o Prime. Também alega que não há uma opção simples de cancelamento.
No mês passado, a companhia fez uma petição junto à FTC, argumentando que os pedidos de entrevistas e de informações feitos à Amazon eram "indevidamente onerosos".
Na noite de quarta-feira, porém, a comissão negou a solicitação da Amazon e disse que os dois executivos seriam entrevistados como parte da investigação.
A Amazon não deu razões por que a comissão deveria aceitar outra coisa que não todo o testemunho relevante que pode ser obtido com essas duas testemunhas, disse a comissão em nota.
Um porta-voz da Amazon disse que a companhia está “decepcionada, mas não surpresa que a FTC não recuou da decisão”. A empresa diz que vem cooperando com a FTC e já entregou milhares de documentos para a entidade.
“Nos mantemos preocupados que os últimos pedidos são amplos e desnecessários e vamos explorar nossas opções”, afirma a empresa.