Futebol

Inspirados no modelo inglês, clubes da Liga Forte pedem divisão mais igualitária nas receitas

Sport e Náutico integram o grupo que cita o exemplo da Premier League como ideal para ser empregado no Brasil

Bola oficial da disputa do Campeonato Brasileiro - Thais Magalhães/CBF

Sport, Náutico e demais equipes que integram a Liga Forte Futebol Brasil publicaram, nesta quinta (22), um texto em favor de uma nova divisão de receitas no Campeonato Brasileiro. Os clubes citam o modelo da Premier League, torneio nacional na Inglaterra, como o exemplo a ser seguido no País.

"Na Premier League o clube de maior receita recebeu 153 milhões de libras (R$ 880 milhões) e o de menor 101 milhões (R$ 581 milhões). Diferença de 1,5x. Os fatos mostram que uma divisão mais equilibrada gera mais competitividade e mais receitas. Esse é o conceito em que acreditamos e o motivo pelo qual fazemos parte da #LigaForteFutebol", citou o texto.

Por meio das redes sociais, o presidente do Sport, Yuri Romão, também se posicionou sobre o assunto. "Não podemos mais aceitar que exista uma diferença tão grande no que é repartido pela TV, tudo isso dentro de uma mesma competição e entre clubes de uma mesma divisão. É necessário e urgente que se mude, e o pontapé inicial foi dado lá atrás com as primeiras conversas pela formação da nova liga no País. Temos cada vez mais avançado em torno de um consenso de igualdade, e aqueles que estão no topo precisam ceder em torno deste denominador comum. Quando isso acontecer, tenho absoluta certeza que todos sairão ganhando".

Criada em junho deste ano, a liga tem como objetivo negociar não somente uma distribuição mais igualitária nas cotas de televisionamento, como também formar um torneio único, junto com a Liga do Futebol Brasileiro (Libra). Os grupos, porém, divergem sobre a porcentagem na distribuição. 

A Libra quer uma divisão da seguinte forma: 40% dos direitos iguais para todos, 30% proporcionais ao desempenho esportivo e os demais 30% levando em conta a audiência. Já a Liga Forte pretende que a distribuição seja 50% de forma igualitária e 25% nos demais moldes.