Santuário da Mãe Rainha, em Olinda, celebra 30 anos com missas, terços, feira e noites culturais
Templo fica localizado no Morro do Peludo, em Olinda
O Santuário da Mãe Rainha de Olinda, localizado no bairro de Ouro Preto, celebra, a partir desta sexta-feira (7), seus 30 anos. O templo foi o primeiro dedicado ao título de Maria, mãe de Jesus Cristo, na região Nordeste.
O tema da festa deste ano, que terá manhãs missionárias, santas missas, bênção do Santíssimo, terços, noites culturais, feirinha, integração e partilha, é "Mãe Rainha, transforma-nos em Cristo e envia-nos".
A festa também celebra os 42 anos da chegada do movimento Mãe Rainha no Nordeste, que nasceu há 108 anos na Alemanha. "É um momento ímpar para todos nós que fazemos parte dessa história. Esses dez dias de atividades serão de muita partilha e reflexão", ressalta o reitor do Santuário, o padre Vitor Hugo Possetti.
No sábado (8), as atividades terão início na ilha do Quartel, às 6h30. Em seguida, a imagem da Mãe Rainha
percorrerá as capelas da Arquidiocese de Olinda e Recife. "À tarde, teremos concentração na paróquia São Lucas e procissão das bandeiras", completa o padre.
Além de missas, o domingo (9) será marcado por noite cultural e feirinha. "Olinda e Recife são celeiros de grandes artistas. Por isso, eles também estarão envolvidos na festa, já que fazem parte do nosso Santuário", pontua o padre.
Na segunda-feira (10), haverá missa da caridade e bênção na praça do Carmo e missa da caridade em comunhão com o Congresso Nacional Eucarístico, que tem como lema "Pão em todas as mesas".
Uma missa com os idosos está programada para a terça (11). A programação da noite de terça vai ser encerrada com um terço especial no Memorial dos 25 anos do Terço dos Homens da Mãe Rainha.
A quarta (12), Dia das Crianças, terá uma programação especial para os pequenos. Na quinta (13), a programação envolve adoração eucarística, missa das guardas nobres do Santuário e missa com bênção do Santíssimo. A juventude será esperada de forma especial no Santuário na sexta-feira (14).
O sábado (15) será intenso. Após a oração da manhã, serão realizadas visitas missionárias a hospitais, abrigos, presídios. Uma vigília luminosa marcará o encerramento da programação do dia.
No domingo (16), a grande festa terá missas durante todo o dia e o encontro dos atletas no Santuário. A Santa Missa de encerramento, às 16h, será marcada pela coroação luminosa de Maria.
“Quando reconhecemos que a Mãe de Deus é Rainha do Céu e da Terra, reconhecemos que ela também é rainha em nossos lares, nas nossas famílias, na nossa vida profissional, nos nossos problemas, nas dificuldades do dia a dia, na tomada de nossas decisões. Ela nos torna iguais, ela nos torna irmãos. É nossa rainha e educadora", define o padre.