Mendonça libera reportagens sobre compra de imóveis em dinheiro vivo pela família Bolsonaro
Reportagens haviam sido censuradas por desembargador do Tribunal de Justiça do DF
Está liberada a veiculação de duas reportagens do portal UOL sobre a compra de imóveis com dinheiro vivo pela família do presidente Jair Bolsonaro. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça liberou as matérias.
As reportagens haviam sido censuradas pelo desembargador Demetrius Gomes Cavalcanti, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), em pedido feito, segundo o UOL, pelo senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente.
Devido à censura, o portal acionou o STF contra a decisão do desembargador Demétrius Gomes Cavalcanti.
A decisão de Mendonça vale até que a reclamação do site seja julgada pelo Supremo. Na decisão, Mendonça apontou que a censura a qualquer pretexto não encontra amparo na Constituição.
Dinheiro vivo
De acordo com o UOL, dos 107 imóveis comprados pela família dos últimos 30 anos, em 51 deles houve uso de dinheiro vivo. O desembargador do TJDFT também havia determinado a remoção de postagens nas redes sociais com menção às reportagens.
A notícia sobre a compra de imóveis virou um problema para a campanha de Bolsonaro e passou a ser explorada por adversários.