Ilustrações

Ilustrador pernambucano Lorde Jimmy ganha exposição no Sesc Santo Amaro

Mostar "O Sublime Obscuro: Narrativas do Inconsciente Grotesco" reúne 30 ilustrações, uma escultura e fragmentos de um curta-metragem

Lord Jimmy, ilustrador pernambucano - Ytallo Barreto/Divulgação

O ilustrador pernambucano Lorde Jimmy apresenta a exposição “O Sublime Obscuro: Narrativas do Inconsciente Grotesco”, a partir desta terça-feira (27), no Sesc Santo Amaro. Em cartaz até 10 de novembro, a mostra conta com entrada gratuita, visitas guiadas e palestras abertas ao público. 

Com curadoria de Enrique Andrade, a exposição individual reúne mais 30 ilustrações de dimensões variadas e técnicas diversas (lápis, carvão, bico de pena, óleo e guache). Uma escultura de personagem e fragmentos do curta-metragem de animação stop-motion “O Guia e as Crianças Perdidas”, que se encontra em desenvolvimento, também podem ser vistos pelos visitantes.

O imaginário mítico comumente presente nos contos de fadas serve de inspiração para Lorde Jimmy, que constrói narrativas fantásticas e absurdas em cenários obscuros, usando a estética do grotesco. As ilustrações nascem através do traço feito em bico de pena e lápis, entre o preto e o branco. O projeto tem incentivo do Funcultura. 
 

O caráter simbólico dos contos de fadas norteia a exposição, que visa gerar discussão sobre a ressignificação dos temas abordados nas histórias. Junto às ilustrações expostas, também serão exibidos trechos de contos e estudos preliminares que integraram o processo criativo do artista.

As ilustrações estão dispostas numa cenografia que dialoga diretamente com as obras. A ambientação reproduz o escritório da casa de um artista, um dos personagens dos desenhos. O cenário foi construído com mobiliários e objetos de decoração coletados em antiquários do Recife, além de itens históricos da coleção particular do artista.

Programação de atividades: 

Visitas guiadas
“Memento Mori”
A vivência levantará questões como mortalidade, memória e utilização do patrimônio arquitetônico local como espaço de construção afetiva com a cidade, iniciado no território do Cemitério de Santo Amaro.
Quando: 30 de setembro, das 14h30 às 16h30

“Criação de personagem”
A vivência propõe a criação de seres fantásticos através da imersão no mundo sublime e obscuro do Lorde Jimmy, utilizando algumas técnicas no desenho para dar corpo ao personagem.
Público: dos 15 aos 21 anos
Quando: 04 de outubro, das 14h30 às 16h

“Meu amigo imaginário”
Através da imersão no mundo sublime e obscuro do Lorde Jimmy, a vivência para crianças se propõe na criação dos amigos imaginários, utilizando o desenho como ferramenta criadora.
Público: dos 9 aos 14 anos
Quando: 07 de outubro, das 14h30 às 16h

“Memórias e Afetos, uma tarde de Chá”
A vivência pensada para a terceira-idade convida para uma tarde de chá e muita conversa, abordando questões sobre memórias como um lugar de afeto e como essas lembranças abraçam a exposição.
Público: a partir dos 60 anos
Quando: 10 de outubro, das 14h30 às 16h

Palestras
 “Construindo mundos fantásticos”
Apresentação da construção temática das peças produzidas pelo artista e expostas na galeria. Abordagem do processo técnico a lápis, finalização em nanquim e construção dos bonecos de animação.
Quando: 13 de outubro, com Lorde Jimmy, das 14h30 às 16h30

“Momemóriabilia”
Colecionismo, antiquarismo e objetos como portadores de memórias e afetos. Exploração da arte em antigos objetos do cotidiano, suas formas, funções, valor estético e usabilidade no decorrer do tempo.
Quando: 18 de outubro, com Lorde Jimmy, das 14h30 às 16h30

“Hogwarts, uma história”
No formato de mesa redonda, serão abordados os aspectos técnicos, conceituais, narrativos e artísticos do universo de Harry Potter adaptado ao cinema.
Quando: 20 de outubro, com Lorde Jimmy e equipe do @potterando, das 14h30 às 16h30

Serviço:
Exposição “O Sublime Obscuro: Narrativas do Inconsciente Grotesco”, de Lorde Jimmy
No Sesc Santo Amaro (Rua Treze de Maio, 455, Santo Amaro, Recife)
Desta terça-feira (27) até 10 de novembro; de segunda a sexta, das 9h às 17h
Entrada gratuita