Recife volta a registrar caso de influenza; infectado é criança de 4 anos e não teria sido vacinado
Paciente reside no bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste da cidade
Após oito meses sem o Recife registrar novos casos, o vírus da influenza tipo B volta a circular na capital pernambucana. De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), uma criança de 4 anos, residente no bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste da cidade, positivou para a doença durante a Semana Epidemiológica (SE) 38 - 18 a 24 de setembro. Não há registro de que o menino tenha recebido a vacina contra a gripe na cidade, informou a Sesau.
O garoto começou a sentir os sintomas no último dia 8 de setembro e, segundo a secretaria, foi atendido em um hospital da rede municipal. Como o quadro de saúde do infectado não era grave, ele recebeu alta.
Antes desse caso, o último confirmado de influenza na capital pernambucana havia sido notificado no início do ano, na chamada SE 3 - entre 16 a 22 de janeiro.
Vacinação
A Sesau informou não ter registro de que a criança tenha recebido a vacina contra a doença na capital. Apesar disso, diversas campanhas de vacinação contra a gripe, doença provocado pelo vírus da influenza, foram realizadas no Estado.
Inicialmente, o imunizante foi disponibilizado para grupos prioritários, como idosos; trabalhadores de saúde; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; funcionários do Sistema Privado de liberdade e população privada de liberdade.
Já a partir de julho, a vacina contra a gripe, que inclui as cepas H1N1, H3N2, Darwin e tipo B, foi disponibilizada para toda a população a partir dos seis meses de idade. O imunizante continua disponível nos postos de saúde.