Artes Visuais

Exposição "Borges Samico - Herança Matriz" une herdeiros da xilogravura pernambucana

Galeria 180ARTS recebe mostra com obras de Bacaro Borges e Daniel Samico

Bacaro Borges e Daniel Samico, em exposição da Galeria 180ARTS - Andrey Lucas/Divulgação

A Galeria 180ARTS, localizada no Bairro do Recife, está com a exposição “Borges Samico - Herança Matriz” em cartaz até o dia 1º de novembro. A mostra promove o encontro entre os trabalhos de Bacaro Borges e Daniel Samico, herdeiros de dois grandes nomes da xilogravura brasileira. 

Bacaro é o caçula dos 18 filhos de J. Borges, que há mais de seis décadas leva sua arte produzida em Bezerros, no Agreste de Pernambuco, para o mundo. Já Daniel é neto de Gilvan Samico, um dos ícones do Movimento Armorial, que faleceu em 2013.

“E foi no entalhe de madeira que nasceu um legado que ultrapassa gerações, a matriz que originou as obras serviu também como inspiração para o início de novas gerações de artistas, uma herança que perdura até os dias atuais. Foi assim que surgiu a exposição, unificando a história da família de dois nomes de grande importância para a cultura brasileira”, escreve Yasmin Batista, sócia da galeria, que assina a curadoria da mostra. 
 

Os dois artistas têm em como, além da herança familiar ligada à xilogravura, o fato de terem iniciado suas trajetórias criativas muito jovens. Bacaro fez seu primeiro trabalho por volta dos quatro anos de idade. Aos 12 anos, Daniel assinava sua obra de estreia, batizada de "A Teia de aranha". 

Serviço
Exposição “Borges Samico - Herança Matriz” 
Na Galeria 180ARTS (Rua da Guia, 207, Bairro do Recife)
Em cartaz até 1º de novembro; visitação de domingo a sexta-feira, das 10h às 18h
Entrada gratuita