Conheça os oito estádios que receberão jogos da Copa do Mundo no Catar
Palco da final do Mundial, o Lusail comporta público de 80 mil pessoas
Os jogos da Copa do Mundo de 2022 (de 20 de novembro a 18 de dezembro), no Catar, serão distribuídos em oito estádios, dos quais apenas um já existia quando o país foi escolhido como sede do torneio. Estes são os estádios que serão palco do maior evento de futebol do planeta:
Estádio Lusail (80 mil lugares)
O maior dos estádios construídos receberá a final do Mundial, no dia 18 de dezembro, além de outros jogos. Está localizado em Lusail, uma cidade especificamente criada para o evento. Foi oficialmente inaugurado no início de setembro, durante a Super Copa Lusail, disputada entre o campeão da Arábia Saudita, o Al-Hilal, e o campeão do Egito, o Zamalek.
Estádio Internacional Khalifa (45.416 lugares)
Construído em 1976, é o único estádio que existia antes da escolha em 2010 do Catar como anfitrião do Mundial. O local foi reformado em 2017 e seus dois novos arcos o tornam muito mais modernos. Lá já foram disputadas várias competições, como os Jogos Asiáticos, cinco jogos do Mundial de Clubes da Fifa (2019), entre eles a final entre Liverpool e Flamengo, e a Copa da Ásia.
Estádio Al-Bayt (60 mil lugares)
Este estádio de difícil acesso para os torcedores (somente de ônibus ou táxi) foi construído no litoral nordeste do país, a 35 quilômetros da capital, seguindo a forma das tendas dos beduínos. O local será palco da abertura da Copa do Mundo, com o jogo entre a seleção anfitriã contra o Equador no dia 20 de novembro.
Estádio Al-Janoub (40 mil lugares)
O formato deste estádio é inspirado nos cascos dos barcos de pesca de pérolas, durante muito tempo presentes no mar da Península Arábica. Foi inaugurado com a vitória do Al Duhail sobre o Al-Sadd na final da Copa do Emir em 2019.
Estádio Education City (40 mil lugares)
De muito fácil acesso pelo metrô e localizado entre campus universitários, sua silhueta tem a forma de um diamante. Sua capacidade será reduzida pela metade depois do Mundial, algo que ocorrerá também com outros estádios.
Estádio Ahmad Bin Ali (60 mil lugares)
Uma linha de metrô foi criada especialmente para ligar Doha a este estádio, localizado em uma das cidades mais históricas do Catar, não muito longe do deserto.
Estádio Al-Thumama (40 mil lugares)
Seu desenho é inspirado na 'taqiyah', o tradicional chapéu usado pelos homens da região. O torneio começará neste estádio com o duelo entre Senegal e Holanda no dia 21 de novembro. Após o Mundial, sua capacidade passará de 40 mil para 20 mil lugares e o estádio deverá abrigar também uma clínica do esporte e um hotel.
Estádio 974 (40 mil lugares)
O local foi construído a partir de contêineres e outros materiais reutilizados. Será totalmente desmontado depois do torneio. O número 974 corresponde ao prefixo telefônico internacional do Catar, mas também à quantidade de contêineres usados na construção do estádio.