A importância de alinhar exercício físico com aeróbicos
Oscalina Marcia, médica ortopedista, falou sobre o assunto no Canal Saúde desta quinta-feira (29)
Praticar exercícios focados nos músculos contribui com o aumento da força e da massa muscular, podendo ajudar também a evitar lesões, especialmente em idosos. O exercício físico praticado regularmente é uma questão de saúde. Porém, se sentir dores persistentes, agende uma consulta com um especialista. Para falar sobre o tema, o âncora Jota Batista entrevistou a médica ortopedista, Oscalina Marcia, no programa Canal Saúde desta quinta-feira (29), veiculado pela Rádio Folha 96,7.
A médica explicou que as atividades físicas são importantes em qualquer aspecto, e que os exercícios escolhidos vão depender da idade. Segundo Oscalina, toda atividade física tem que ser acompanhada por um especialista.
Toda atividade física tem que ser acompanhada de acordo com o que você precisa. Eu acredito que a atividade física é direcionada, você não pode fazer obrigatoriamente. E muitas vezes você diz assim: ‘ah, uma simples caminhada!’ Mas você está preparado para fazer essa simples caminhada? Você tem que saber que tem que estar preparado para fazer”, disse a médica.
Para Oscalina, você pode fazer exercício físico onde estiver, e o exercício tem que se aliar ao que você gosta de fazer, levando em consideração a idade. Ela ressalta que a atividade física é fundamental e importantíssima, mas pode ser danosa se você não tiver orientação de um especialista. Ela também falou sobre os exercícios ideais para cada pessoa e a importância da atividade física.
Para criança é o aeróbico. Você tem que deixar bem claro que a musculação para a criança pode ser danosa. Já para o idoso, também indico o aeróbico, que é muito mais consistente para o que ele vive diariamente. Temos que saber exatamente que atividade vai fazer para determinada idade. Depois que você começar, não pare. A atividade física é longevidade, faz com que você tenha um dia especial”, concluiu.
A entrevista na íntegra está no Podcast Canal Saúde. Você escuta clicando no player abaixo, ou no seu agregador de podcast preferido.