Negócios

Tatuagem vem se mostrando um bom negócio

Expansão é a palavra que define o mercado de tatuagens no Brasil, que apresentou em 2021 uma taxa de crescimento de 25%, segundo o Sebrae. Ea formalização é o caminho seguido por quem quer empreender e desenvolver sua arte

Mercado de tatuagens vem registrando bom desempenho no Brasil e no Mundo - Ed Machado/Folha de Pernambuco

Um mercado em expansão. Assim é como podemos definir o segmento de tatuagens no Brasil, isso porque segundo uma pesquisa divulgada pela IBIS World, a indústria global de tatuagem cresceu 23,2% em 2021, superando a participação prevista para bens de consumo e serviços no ano anterior. Atualmente, o País é o nono colocado entre as nações mais tatuadas, registrando, de acordo com o Sebrae, um crescimento anual de 25% em 2021.

“A gente só consegue crescer se contribuir, precisamos contratar, fazer parcerias. O projeto só se transforma quando consegue colaborar com outras pessoas. Existe um negócio por trás e não é apenas uma atividade, pois conecta todo mundo, de um assalariado a um milionário, navegando em todas as classes. Requer mais um trabalho da parte artística”, conta o tatuador Rodrigo Simeão.

O profissional é uma das provas de que o segmento apresenta um bom momento para investimentos e atuação. No Recife, Rodrigo realizou um aporte de aproximadamente R$ 600 mil na instalação de um espaço para ser a nova unidade de seu estúdio, o Rodrigo Simeão Studio Tattoo.

Tatuador Rodrigo Simeão, do Rodrigo Simeão Studio Tattoo | Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco 

“Quando comecei a fazer percebi que o processo não era tão difícil como eu imaginava porque eu já desenhava. Precisei aprender a técnica e comecei a me dedicar. No começo era uma brincadeira. Quando percebi esse comércio foi o momento de me profissionalizar e me destacar em relação a minha projeção. Participei de cursos, workshops, consultoria e depois abri minha mentalidade para negócios, fazendo outros cursos de marketing e networking”, acrescentou Simeão.

O tatuador conta que observar outros modelos de negócios pode contribuir para desenvolver um estúdio de tatuagem. “Trouxe uma outra estrutura de outro negócio para o meu. Mudar de local me fez dobrar o faturamento. Busquei uma referência no mercado tradicional e consegui enxergar a proporção de onde a arte pode me levar”, afirmou.

Qualidade reconhecida
Outro fator que mostra o bom desempenho do Brasil no segmento das tatuagens é que algumas pessoas vêm de fora do País para aproveitar os serviços. Um desses clientes é o educador físico Christian Taylor de 30 anos. Natural de Boston, nos Estados Unidos, aproveitou as férias para poder vir ao Recife e fazer três tatuagens por conta do bom custo benefício do serviço no País.

“Há sete anos eu queria fazer, mas não conhecia um artista bom. Após conhecer minha namorada que já tinha tatuagem feita no Brasil, decidi vir e fazer. A gente veio passar férias aqui e aproveitei a oportunidade. Nos Estados Unidos não conseguimos artistas como os que têm no Brasil. As três que fiz saíram em média de R$ 10 mil. Se fosse no meu país, custariam em média US$ 20 mil, e com isso eu consegui até ter um custo melhor por um bom serviço”, contou Taylor.

Christian Taylor de 30 anos, veio de Boston, nos Estados Unidos para se tatuar no Brasil | Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco 

Formalização e atenção
A coordenadora de Articulação Estadual do Sebrae em Pernambuco, Romárcia Lima, conta que um dos fatores principais para que um tatuador possa buscar uma profissionalização é através do relacionamento dele com os clientes.

“O empreendedor na execução de suas atividades chegará a um momento onde o seu público pedirá sua formalização. A questão da cidadania empresarial logicamente também será considerada, pois, todo empreendimento ao crescer precisará de parcerias, colaboradores. Quando se está na informalidade, os riscos para este tipo de relação são altos”, disse.

Romárcia aconselha que outro fator importante é que o tatuador esteja atento aos requisitos para que o negócio atue com exigências de higiene corretas. “É fundamental atender aos marcos regulatórios da vigilância sanitária que primam pela segurança do empreendedor, seus colaboradores e clientes. Além disso, do ponto de vista de gestão financeira, o tatuador precisa manter separada a vida pessoal da empresarial para não haver uma mistura de contas”, aconselhou.

A coordenadora do Sebrae aponta ainda que com uma profissionalização, o tatuador poderá ter acesso a diferenciais competitivos, podendo se destacar no mercado.

“Além da cidadania empresarial, o empresário poderá ter benefícios fiscais, tributários, previdenciários, diferenciais no valor da compra de insumos para o seu empreendimento e ter um melhor posicionamento no mercado. Formalizado, ele poderá ter acesso a linhas de crédito com taxas diferenciadas, e ter mais facilidades na participação de eventos de mercado como feiras e missões empresariais, possibilitando assim um crescimento mercadológico de maneira mais sistemática e segura”, recomendou Romárcia.

Mercado atrai novos profissionais
Com a alta do mercado, além de atrair novos clientes, mais pessoas estão buscando atuar no segmento. Esse é o caso do tatuador e sócio do Studio Apollo 11, Aristoteles Andrade, que concilia a profissão com o curso de engenharia e a atuação como técnico de edificações.

“Desde novo eu sempre tive um grande apreço pela arte. Gosto muito de desenhar. Acompanhei uma sessão de tatuagem do meu irmão e aquilo me encheu os olhos. Acabei fazendo amizade com alguns tatuadores e depois de um longo período decidi enfrentar meus medos e começar a tatuar, vi que poderia me tornar um tatuador e entrei no ramo”, disse.

Tatuador e sócio do Studio Apollo 11, Aristoteles Andrade | Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco 

Mesmo com uma carreira de seis meses de atuação, o tatuador considera que ter uma mente empreendedora neste segmento é um diferencial para ter um bom desempenho. “Sempre busco estudar, desenvolver novas técnicas e habilidades para sempre evoluir. Minhas expectativas são boas, iniciei a carreira recentemente, mas já consigo alcançar bons resultados. Tenho uma mente empreendedora e penso em vários meios de me desenvolver. A tatuagem sempre vai fazer parte da minha rotina porque é algo que gosto e faço de coração”, comentou.

Para ele, o que pode ser considerado um diferencial para o segmento é a busca por uma identidade própria e característica de trabalho. “O que sinto como diferencial é trazer artes autorais. Sempre desenvolvo novas artes, pensar em novas ideias, sendo algo seu. Isso acaba contribuindo para construir uma imagem, traço, onde as pessoas reconhecem e é isso que busco, criar meu estilo, desenvolvimento e técnicas”, finalizou Aristoteles.

Mercado de tatuagens | Arte FolhaPE/Hugo Carvalho