Eleições 2022

Começa a votação no País, com mais de 156 milhões de eleitores. Jaboatão tem a maior zona eleitoral

Começa a votação no Brasil, com mais de 156 milhões de eleitores. Jaboatão tem a maior zona eleitoral de Pernambuco

Votação na maior zona eleitoral de Pernambuco, em Jaboatão - Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Começou, às 8h, a votação no Brasil das eleições 2022. Com mais de 156 milhões de brasileiros habilitados a ir às urnas nos 26 estados e no Distrito Federal neste domingo (2), das 8h às 17h (horário de Brasília). Pernambuco tem 7.018.098 eleitores.

Em Pernambuco, os portões do local foram abertos pontualmente às 8h na maior zona eleitoral do Estado, a Faculdade dos Guararapes, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitna do Recife. O local concentra 124.928 eleitores - muitos já  se aglomeravam nos arredores da instituição antes da abertura dos portões.


Votação na 118º zona eleitoral, em Jaboatão - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

No interior da faculdade, muitos conferiam a sala de votação para registrar o seu voto. A quantidade de votos que deve ser realizada no local até as 17h, quando se encerram as eleições, corresponde a 26% dos total do município de Jaboatão.

Boa Viagem
Após duas horas de portões abertos e eleições iniciadas, o Colégio Boa Viagem, localizado na Zona Sul do Recife, estava com movimentação intensa nesta manhã.

Local de votação de mais de 10 mil eleitores, a instituição é a terceira maior zona eleitoral de Pernambuco.

As seções estão divididas no pátio e também nas salas de aula. Apesar das filas, as pessoas não estão encontrando dificuldades para achar o local exato de votação. 

Uma eleitora, que preferiu não se identificar, disse que, apesar de longas, as filas estão andando rápido. "Sempre tem essa movimentação, principalmente pela manhã, porque muita gente vota aqui, mas está organizado. Você acha a sua seção, vota e vai embora. Não vi tumulto", disse.

Um homem, que também optou por não dizer seu nome, acredita que estará mais tranquilo à tarde, mas preferiu exercer o seu direito o quanto antes. "Eu venho cedo já sabendo que vai estar cheio, mas não me arrependo. É uma opção minha enfrentar uma fila grande, mas que anda rápido, e poder curtir o resto do domingo tranquilo, com a responsabilidade do dia cumprida", declarou.

Ao longo de todo o colégio, há funcionários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) orientando os eleitores. Os portões seguem abertos até as 17h.