Uso prolongado de ibuprofeno e codeína pode levar à morte, alerta EMA
Combinação está associada a "vários casos de toxicidades renais, gastrointestinais e metabólicas", tendo sido fatal em alguns casos
O Comité de Avaliação de Risco de Farmacovigilância da Agência Europeia do Medicamento (EMA) emitiu recentemente um alerta sobre os medicamentos com ibuprofeno e codeína, associando o uso prolongado a problemas renais e até ao risco de morte.
No comunicado da Agência Europeia de Medicamentos, ela alerta que a combinação de codeína (opióide) com ibuprofeno (anti-inflamatório), que são autorizados nacionalmente e alguns sem receita médica, para tratar a dor pode causar, se seu uso for repetido, "dependência" e também "abuso" pelo componente da droga, codeína.
Ainda segundo a EMA, esta combinação está associada a “vários casos de toxicidades renais, gastrointestinais e metabólicas”, tendo sido fatal em alguns casos, embora não precise o número de mortes associado ao uso.
Depois de analisar casos de "toxicidade renal, gastrointestinal e metabólica", a EMA decidiu lançar o alerta para solicitar a alteração do prospecto desses medicamentos que avisam do perigo.
Uma vez que aos riscos para a saúde se associa ainda a comercialização desta combinação sem necessidade de receita médica em alguns países da União Europeia, serão enviadas recomendações às “autoridades nacionais competentes que podem decidir sobre a necessidade de comunicação adicional a nível nacional” sobre o uso deste tipo de combinação.