Violência

Troca de tiros entre policiais e traficantes assusta moradores de Escada, na Mata Sul

Um dos suspeitos ficou ferido e foi localizado após fugir do local do crime

Polícia aponta estratégia dos criminosos para coagir a população - Marconi Meireles/ Arquivo Folha de Pernambuco

Uma troca de tiros entre policiais militares e suspeitos de tráfico de drogas assustou a população do município de Escada, na Mata Sul do Estado. O caso ocorreu na madrugada desta quinta-feira (6) e resultou em ao menos um suspeito ferido.

Após fugir do local do crime, o homem foi localizado pela polícia e encaminhado, sob custódia, para um hospital no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Os demais suspeitos não foram localizados e seguem sendo procurados pela polícia.

De acordo com a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), a troca de tiros ocorreu quando uma equipe do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) foi surpreendida por disparos de arma de fogo e reagiu à investida dos criminosos.

Os suspeitos fugiram em direção a um matagal e uma pistola foi apreendida no local do confronto. Segundo a PM, a segurança na região onde o confronto ocorreu foi reforçada.

"A Polícia Militar esclarece que o 21º BPM [Batalhão de Polícia Militar], responsável pela área, diante de informes sobre atividades criminais em Escada, passou a contar com reforço do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI). Esse incremento se une às equipes do batalhão de área, como guarnições táticas, Patrulha Rural, ações da Operação Conquista e trio de motopatrulheiros, que diuturnamente atuam para combater atividades criminais", afirmou a corporação em nota. 
 
Imagens dos suspeitos fortemente armados estão circulando pelas redes sociais. Para a Polícia Civil, a ação criminosa realizada ontem faz parte da estratégia de facções criminosas para coagirem a população.

“O que está ocorrendo em Escada é muito provável que seja algo estratégico das facções criminosas, dos criminosos, justamente para desestabilizar a população em vista do que a polícia tem realizado lá, tanto a Polícia Civil como a Polícia Militar”, comentou o delegado seccional de Vitória de Santo Antão, Guilherme Mesquita.

“Nós temos trabalhado muito, com muitas prisões, com muitas ações, prendendo e desarticulando as lideranças do tráfico. E com isso eles estão estrategicamente se arregimentando de outras bases, de outros peões do tráfico, e estão querendo causar pânico à população justamente para impedir que a gente consiga as informações, que a população contribua. Ao tempo em que mostrando armamento eles também estão fazendo demonstração da força bélica contra os rivais”, acrescentou. 

Nas redes sociais, moradores relatam momentos de medo e sensação de insegurança. “Entraram na FAESC [Faculdades da Escada] para se esconder, graças a Deus não feriram ninguém”, comentou um morador em uma página no Instagram.

“Noite de terror, só Deus”, relatou outra moradora. “Nosso País precisa de paz”, escreveu outro usuário.