SAÚDE

Baixa adesão da campanha de vacinação contra a poliomielite preocupa autoridades de saúde

No Recife, a prefeitura estendeu o prazo para o dia 31 de outubro e criou uma campanha de vacinação porta a porta

Vacina contra a poliomielite - Divulgação/ Secretaria de Saúde do Recife

Nesta semana, um caso suspeito de poliomielite em uma criança no estado do Pará, que fica na Região Norte, lançou alerta aos brasileiros sobre a possível volta da doença. O caso estava sob investigação, mas o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, descartou a possibilidade em entrevista recente. O fato é que mesmo com o descarte dessa possibilidade os números de vacinação contra a doença, que pode causar danos irreversíveis para a saúde, ainda são abaixo do esperado pelo Ministério da Saúde, que faz apelo a todos para se vacinarem. 
 
Só aqui no Recife, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, atualmente, a cobertura da vacina contra a poliomielite está em 46%, quando o recomendado pelo Ministério da Saúde é de 95%. Os números preocupam os Órgãos de Saúde, que temem o retorno da doença que foi erradicada no Brasil no ano de 1994, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS), certificou o país livre da pólio.
 
Para reverter esse cenário e aumentar o número da vacinação, a Prefeitura do Recife estendeu a campanha de vacinação no município para o dia 31 de outubro, além disso o Recife anunciou também a imunização porta a porta, onde os agentes comunitários de saúde (ACS) da Secretaria de Saúde municipal percorrem as ruas de bairros dos oito Distritos Sanitários da cidade para identificar os meninos e meninas que estão dentro da faixa etária para receber o imunizante contra poliomielite e também aqueles que estejam com alguma dose do esquema básico de vacinação em atraso. A Secretaria Municipal de Saúde reforça também a importância de os pais estarem atentos e aceitarem a visita dos ACS.
 
A campanha promove também a Multivacinação, uma frente para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Para a Campanha, que também é nacional, são disponibilizados mais de 15 imunizantes que já fazem parte do calendário de vacinação de rotina. Entre elas estão hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A, DTP, difteria e tétano adulto, meningocócica ACWY, HPV, e dTpa. Cada uma delas é voltada para um público específico e os profissionais de saúde municipais avaliam quem pode recebê-las de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde.
 
Quem pode se vacinar: 
 
Podem receber o imunizante contra a poliomielite as crianças de 1 a menores de cinco anos. Já a atualização do cartão de vacinação é voltada para adolescentes até 14 anos.
 
Como se vacinar no Recife:
 
Os imunizantes também são oferecidos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas mais de 150 salas de vacina do município. O público pode se vacinar também nos shoppings:
Recife, em Boa Viagem (de segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos, das 12h às 19h)
RioMar, no Pina (de segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos, das 12h às 19h) 
Boa Vista (de segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos das 10h às 19h).