Náutico

Próxima rodada da Série B pode decretar rebaixamento do Náutico

O torcedor alvirrubro faz cálculos para ainda sonhar com a permanência do Timbu

Dado Cavalcanti, técnico do Náutico - Tiago Caldas/CNC

Lanterna da Série B com 30 pontos a quatro rodadas do fim, apenas um milagre mantém o Náutico na segunda divisão. O Timbu está a sete pontos do Novorizontino, 16º e primeiro fora da zona de rebaixamento. O clube, aliás, é o adversário da próxima rodada.

Além do confronto direto contra a equipe paulista, as atenções dos alvirrubros também estão viradas para a Chapecoense (15ª colocada), que joga nesta terça (11) contra o Sampaio Corrêa - jogo que também interessa ao Sport.

Cenários de queda

Se perder para o Novorizontino e a Chape conseguir ao menos empatar sua partida, o Náutico estará matematicamente rebaixado à Série C. O Novorizontino, atualmente com 37 pontos, chegaria aos 40 com a vitória e a Chape (atualmente com 39) também iria aos mesmos 40 com um empate, ambos ficando 10 pontos à frente, fora do alcance do Náutico que só poderia chegar a 39 pontos. 

Mesmo se perder, o Timbu não cai nesta rodada se a Chapecoense não pontuar. Neste caso, o Náutico teria a obrigação de vencer todos os jogos e a Chape perder todos para se salvar, isso sem levar em consideração os jogos das equipes que fazem parte do Z4. 

Outro exemplo é caso o Náutico perca os próximos dois jogos. No cenário, não importa os resultados dos oponentes, o Timbu estaria rebaixado para a terceira divisão. De acordo com o departamento de estatística da UFMG, o Náutico tem 98,6% de chance de queda.

Últimos jogos

Novorizontino (fora) - Sexta (14) às 21h30
Grêmio (casa) - Domingo (23) às 16h
Chapecoense (fora) - Sábado (29) às 19h
Ponte Preta (casa) - Domingo (6/11) às 19h30