Disputa

Brad Pitt x Angelina Jolie: como é e quanto custa vinho que está no meio da briga entre o casal

Ator processou a ex-mulher por ter vendido parte da sociedade do Château Miraval, na França

Angelina Jolie e Brad Pitt - Carl Court / AFP

Localizado em Correns, no sul da França, e comprado por Brad Pitt e Angelina Jolie por US$ 28.4 milhões, em 2008, o Château Miraval vem sendo um dos motivos do litígio entre os dois astros de Hollywood, desde que a separação do casal se tornou pública.

Pitt moveu uma ação contra a ex-mulher, alegando que ela agiu de má fé ao vender sua parte do vinhedo. A Tenute del Mondo, divisão de bebidas da empresa Stoli Group, controlada pelo oligarca russo Yuri Shefler, foi quem comprou a fatia da empresa e, agora, o ator acusa Shefler de querer tomar as rédeas do negócio.

Mas, afinal, como são os vinhos produzidos pela Miraval?
O produto mais famoso do selo é Cotes de Provence, que no Brasil pode ser encontrado por R$ 425. Trata-se de um vinho de produção orgânica feita em parceria com a família Perrin, tradicional produtora de vinhos franceses. O Cotes de Provence é feito com corte das castas Cinsault, Grenache, Syrah e Rolle, e tem um teor alcoólico de 13%.

O Cotes de Provence deve ser servido em temperatura de 6 a 9ºC. Ele harmoniza bem com carnes brancas, queijos de massa mole e frutos do mar. Segundo a descrição da Mistral, que revende o rosé no Brasil, este vinho tem "aromas florais e de frutas silvestres, aliados a uma refrescante nota mineral com toques de frutas cítricas do Mediterrâneo."

Localizada num antigo vilarejo, o vinhedo Miraval tem cerca de 500 hectares e foi palco do casamento entre Brad Pitt e Angelina Jolie. Nos anos 1970, a propriedade pertenceu ao músico Jacques Loussier, que fez do local um estúdio de gravação. Sting e a banda britânica Pink Floyd foram alguns dos artistas que já gravaram lá.