Lula vai ao Complexo do Alemão nesta quarta-feira, em busca de virada no Rio de Janeiro
O ex-presidente se reunirá com líderes de 11 comunidades: Complexos do Chapadão, da Maré, da Penha, do Alemão, Vila Cruzeiro, Cidade de Deus, Rocinha, Barbante, Dendê, Favela da Linha e Dick
Em busca dos votos das comunidades para tentar uma virada sobre Jair Bolsonaro (PL) no Rio de Janeiro, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) intensifica a agenda na cidade participando do evento "Favela com Lula", nesta quarta-feira (11), no Complexo do Alemão, onde se reunirá com líderes de 11 comunidades: Complexos do Chapadão, da Maré, da Penha, do Alemão, Vila Cruzeiro, Cidade de Deus, Rocinha, Barbante, Dendê, Favela da Linha e Dick.
Em algumas delas, como no Alemão (108.769 votos a 93.513) e na Rocinha (42.960 a 22.559), o petista obteve vantagem no primeiro turno, enquanto em outras, como Dendê (37.933 a 31.225), ele amargou derrotas.
Considerado estratégico por ambas as campanhas, o Rio de Janeiro foi um dos trunfos que levou Bolsonaro ao segundo turno, dando ao chefe do Executivo 47% dos votos contra 43,7% do petista. Além disso, durante toda a campanha, o presidente visitou seu reduto eleitoral ao menos uma vez por semana.
Para recuperar terreno, Lula escolheu uma das comunidades mais beneficiadas durante os anos de governo do PT. O Complexo do Alemão recebeu investimentos de mais de R$ 900 milhões em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) iniciadas em 2008. Na visita de quarta, o petista pretende percorrer algumas das obras realizadas.
— Eu vou discutir com o povo do Rio de Janeiro, vou tentar ganhar mais votos no Rio de Janeiro, porque a minha disposição é ganhar as eleições do Bolsonaro no Rio de Janeiro. Nós fizemos o maior investimento de obras públicas que já aconteceu no Rio de Janeiro e nós vamos voltar a fazer o Rio de Janeiro crescer outra vez — disse Lula, em entrevista à Rádio Tupi.
A visita de Lula ao Alemão foi articulada pelo ativista e fundador do Voz das Comunidades, Renê Silva com a esposa do candidato Rosângela Lula da Silva, a Janja. O contato já vinha ocorrendo desde maio deste ano, mas se intensificou na noite do domingo do primeiro turno, quando Janja teria se comprometido a fazer o evento acontecer.
— Já vínhamos falando pelo Twitter desde maio, mas foi no domingo que eu disse que era necessário organizar essa vinda aqui. Eu e ela trocamos alguns telefonemas e ela se comprometeu a realizar a visita. Falei sobre a importância dele retornar ao Alemão, onde ele esteve pela última vez tem mais de 10 anos. E é importante dizer que é um encontro com as favelas do Rio. Teremos aqui representantes de diversas comunidades e todos falarão com o presidente Lula — contou Renê.
Assim que chegar ao Complexo do Alemão, Lula será recebido na sede do Voz das Comunidades, que fica na parte interna da comunidade. Lá ele fará o encontro com as lideranças comunitárias e depois seguirá para a Estrada do Itararé, próximo ao Colégio Tim Lopes, onde iniciará uma caminhada pela rua. Ele passará pela creche que leva o nome de sua mãe, Dona Lindu e por áreas que sofreram intervenção do PAC. O encerramento será no Largo do Itararé, onde o candidato subirá em um trio elétrico e fará um discurso para a população.