judô

Mayra Aguiar vence a chinesa Zhenzao Ma e é tricampeã Mundial de Judô

No campeonato realizado em Uzbequistão, a brasileira conquista o título mundial da categoria até 78kg

Mayra Aguiar, judoca brasileira - Fernando Frazão/Agência Brasil

Brasileira e número 5 do mundo, Mayra Aguiar conquistou a sua sétima medalha em Campeonatos Mundiais e o seu terceiro ouro. A luta, que aconteceu em Tashkent, no Uzbequistão, foi contra a chinesa Zhenzao Ma. A brasileira conquistou os títulos em 2014, 2017 e 2022 e se tornou a primeira atleta entre homens e mulheres no judô do Brasil a alcançar o tricampeonato.

Mayra conseguiu um waza-ari com vinte segundos de luta e se manteve à frente até o final da luta. Com o resultado, o Brasil assume a segunda posição do quadro de medalhas do Mundial. Agora, com dois ouros e um bronze, o país está atrás somente do Japão.

A brasileira venceu a croata Petrunjela Pavic em sua estreia no Mundial por punições (3-0), nas oitavas derrotou a cazaque Aruna Jangeldina com um ippon, nas quartas ela passou por Hamada Shori (atual campeão olímpica), com outro ippon, e na semi superou a alemã Alina Boehm (campeã europeia) com um waza-ari.

Além das medalhas de ouro, Mayra ganhou a prata em 2010 e o bronze em 2011, 2013 e 2019. Por equipes, a brasileira foi vice-campeã em 2013.

A medalha da Mayra na categoria de até 78kg é a terceira do Brasil no Mundial deste ano. Rafaela Silva foi campeã da categoria até 57kg, enquanto Daniel Cargnin foi bronze no peso até 73kg. A competição segue até quinta-feira. O Brasil entra em ação na quarta com Rafael Silva e Beatriz Souza no peso pesado, e no dia seguinte compete por equipes