EUA pede que países aliados acelerem ajuda financeira à Ucrânia
Solicitação foi feita durante reunião da secretária do tesouro dos EUA e ministro da Economia da Ucrânia
A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, pediu aos países aliados que aumentem a ajuda financeira à Ucrânia e acelerem seu desembolso, durante uma reunião com o ministro da Economia da Ucrânia nesta terça-feira (11).
Pedimos aos nossos parceiros e aliados que se juntem a nós no rápido desembolso dos compromissos existentes com a Ucrânia e intensifiquem seus esforços, disse Yellen, que recebeu seu homólogo ucraniano, Sergi Marchenko, em Washington.
Isso é tanto para "ajudar a Ucrânia a manter seus serviços governamentais essenciais", como para "começar a construir e se recuperar".
Enfatizou também que os Estados Unidos começarão "a pagar ao governo ucraniano nas próximas semanas os 4,5 bilhões de dólares de ajuda orçamentária aprovados pelo Congresso em 30 de setembro".
"Estamos comprometidos em fornecer esse financiamento o mais rápido possível, porque sabemos o quanto é importante apoiar sua corajosa resistência à invasão ilegal da Rússia", afirmou.
Este pacote faz parte de uma ajuda maior de 12,3 bilhões de dólares à Ucrânia, e foi aprovado em uma votação que também validou o orçamento dos EUA até o final do ano, evitando assim o fechamento dos serviços federais.
"Continuaremos os apoiando", prometeu Yellen ao seu par ucraniano.