Meta, dona do Facebook, lança novos óculos de realidade virtual para unir o mundo real ao digital
Aparelho custará em torno de R$ 7.800 e vai permitir reproduzir expressões faciais, como sorrisos e olhares
A Meta, controladora do Facebook, lançou nesta semana o seu novo óculos de realidade virtual, o Quest Pro, cuja proposta é unir o mundo real ao digital. Vai ser possível identificar expressões pelos movimentos dos olhos e do rosto da pessoa, como um sorriso e contato visual, e o avatar no mundo virtual reproduzir estes detalhes.
Isso é possível, de acordo com a empresa, porque o aparelho possui sensores de alta resolução e qualidade e com rastreamento ocular e de expressões faciais naturais.
Os novos aparelhos começarão a ser vendido a partir de 25 de outubro e já está disponível para pré-venda em alguns países, mas o Brasil não é um deles. Aqui, vai custar em torno de R$ 7.800.
Além disso, as lentes são 40% mais finas que a geração anterior e se encaixa na cabeça com um suporte de plástico, em vez das alças de pano do antigo modelo. O dispositivo também passa a contar com uma base para carregamento da bateria.
A empresa também mudou o visual dos controles usados para navegar em plataformas imersivas. Eles ganharam câmeras que rastreiam os movimentos e pontas semelhantes às de canetas Stylus para usuários escreverem e desenharem com mais precisão nos ambientes virtuais.
Os óculos têm 12 GB de RAM, 256 GB de armazenamento e o processador XR2 Plus, da Qualcomm. A Meta diz que o componente tem um desempenho 50% melhor do que o XR2 usado no Quest 2.
Outro anúncio foi que a Meta está desenvolvendo uma versão de celulares e computadores de sua plataforma imersiva Horizon Worlds para que os usuários possam interagir com amigos à distância que não tenham um dispositivo de realidade virtual.