Liga dos Campeões

Barça empata no fim com Inter de Milão, mas fica perto da eliminação na Champions

Faltando duas rodadas para o término da primeira fase, time espanhol pode cair na primeira fase pelo segundo ano seguido

Barça pode ser eliminado na primeira fase pelo segundo ano consecutivo - Josep LAGO / AFP

O Barcelona conseguiu salvar um empate no fim do jogo (3-3) contra a Inter de Milão que mantém o time catalão vivo na Liga dos Campeões, embora com poucas chances de alcançar as oitavas de final, nesta quarta-feira, no Camp Nou, pela quarta rodada. 

A duas rodadas do fim, o Bayern já está classificado no grupo C (12 pontos), enquanto a Inter tem sete e está bem perto. 

O Barcelona chega a quatro pontos e vai precisar de muita sorte para avançar, enquanto o Viktoria Pílsen já está eliminado depois de somar quatro derrotas. 

Se a Inter vencer o Viktoria em seu estádio na próxima rodada, o Barcelona se despedirá da fase de grupos pelo segundo ano consecutivo. 

Num jogo alucinante, com as defesas se mostrando muito generosas, Ousmane Dembélé abriu o marcador para os azulgranas aos 40 minutos e Robert Lewandowski conseguiu empatar duas vezes (82 e 90+2). Pela Inter, Nico Barella empatou em 1 a 1 no início do segundo tempo (50), enquanto o argentino Lautaro Martínez (63) e o alemão Robin Gosens (89) colocaram o time italiano na frente em duas ocasiões.

Dembélé abre o placar

O Barcelona, impetuoso e vibrante desde o apito inicial, precisou de quase meia hora para dominar a partida. 

Nos primeiros minutos, foi a Inter, mais serena, quem esteve perto de marcar. Teve chances mais claras, como em um chute na trave de Edin Dzeko (17) e um disparo do holandês Denzel Dumfries após uma perda de bola de Gavi (28), que Marc André Ter Stegen defendeu. 

Robert Lewandowski, que teve um duelo acirrado com o sólido zagueiro Milan Skriniar, tentou uma cabeçada que o armênio Henrij Mkhitaryan (9) tirou na linha. 

O polonês também deu uma assistência para Rapinha mas o brasileiro desperdiçou com um chute de primeira no quando tinha tempo para controlar a bola (37).

Rapinha não desanimou e deu origem ao primeiro gol do Barça. Ele brigou por uma bola no canto direito e viu a desmarcação de Sergi Roberto, que deu um passe preciso para Dembélé chutar à queima-roupa. 

Não demorou para a Inter se recuperar e não foi necessário muito esforço para que a equipe italiana desse o troco: após um cruzamento para a área, Nico Barella superou um defensor do Barça, dominou e chutou para marcar. 

O jogo mudou a dinâmica. A Inter começou a chegar com perigo enquanto o Barcelona acusou o golpe. Ter Stegen mostrou reflexos em duas ocasiões com 60 minutos de jogo, mas não pôde fazer nada diante de Lautaro.

Final de jogo dramático 

O argentino dominou com o peito, superando Eric Garcia sem grandes dificuldades e o seu chute poderoso acertou as duas traves antes de entrar. 

Faltando menos de 30 minutos de jogo, o Barcelona precisava de um gol para se manter vivo na Liga dos Campeões. Mas longe de esboçar uma forte reação, os azulgranas chegavam com dificuldade. 

Entre suas melhores chances, um chute de Lewandowski que o goleiro camaronês dao Inter, André Onana, se esticou para defender (71). 

E no final foi o polonês quem marcou com um chute fraco que desviou em um defensor antes de entrar. 

Numa reta final de tirar o fôlego dos torcedores, Gosens concluiu para as redes um contra-ataque após um passe de Lautaro. Parecia o gol da vitória, mas pouco depois 'Lewa' subiu para desviar de cabeça e manter viva a esperança de um milagre para os azulgranas.