Outubro Rosa

Outubro Rosa: ação promove salto de paraquedas com mulheres com câncer de mama

Advogada e influencer Maria Paula irá saltar com uma seguidora

ONG CasaRosa, no bairro do Espinheiro - Divulgação

Dentro da programação do Outubro Rosa, a ONG CasaRosa participará, neste sábado (29), de promoção de saltos de paraquedas na Coroa do Avião, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, através da escola "Vertical Jump”.  A advogada Maria Paula, dona do perfil Lenço do Dia, irá praticar o salto juntamente com uma seguidora do perfil. O evento começará às 7h da manhã e seguirá até as 17h. 

“Estou ansiosa. Outubro Rosa é muito importante nessa caminhada no mundo oncológico. O câncer ainda tem muitos estigmas, precisamos desmistificar, porque todos que possuem mama têm risco. Se conhecendo, podemos antecipar a ida pro médico”, revelou Maria. 

Maria Paula foi diagnosticada com câncer de mama localizado em 2011, aos 24 anos de idade. Em janeiro de 2016, veio a confirmação do câncer de mama metastático, que a fez iniciar o tratamento de quimioterapia continuamente. “Antes eu contava menos uma sessão e agora eu conto mais uma”, declarou.

Nesse período, a advogada procurou outras pessoas com idades semelhantes e que tivessem passando pelo mesmo cenário. Foi quando ela decidiu criar o perfil no Instagram Lenço do dia, que reúne mais de 28 mil seguidores interessados no tema. 

“Eu me conectei com outras pacientes, familiares e pessoas que se interessavam pelo assunto. Lá, eu compartilho meu dia a dia como paciente oncológica, porque faz parte da minha vida”, finaliza.  

Outros saltos e quebra de recorde
Além do salto da advogada, a ONG promoverá também, pela parte da tarde, uma tentativa de quebra de recorde do salto feminino com a participação de seis atletas em um unico salto. O valor arrecadado da venda de camisas do evento e dos saltos será doado para a ONG CasaRosa.

A ideia foi arquitetada pela paraquedista e musicista Manoela Dias: "Queríamos fazer algo grande, com maioria feminina, que realmente ajudasse a causa", declarou.

A ONG
Fundada em 2014, a ONG CasaRosa, sediada no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife, tem como principal objetivo acolher mulheres do Interior de Pernambuco diagnosticadas com câncer de mama e em situação de vulnerabilidade social, que precisam realizar tratamento nos hospitais públicos do Recife. Conta atualmente com 18 leitos e é mantida através das doações financeiras, repasse de alimentos e materiais de limpeza e renda de eventos.