Ceasa Pernambuco pronta para enfrentar os desafios do futuro
O Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco completa 60 anos com o compromisso de modernizar e expandir sua operação no Estado
Uma administração semelhante a de um município, mas com características próprias e com ações voltadas para o futuro. Com 60 anos de existência completados neste domingo, o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE) atua com a missão de racionalizar e otimizar os processos de comercialização e de abastecimento de produtos alimentícios, além de ofertar uma infraestrutura de qualidade para os comerciantes e compradores.
Para gerir e administrar todo o espaço, a mobilização exige planejamento e uma organização tal qual uma cidade. O que justifica tamanha preparação é que o Centro conta com uma área total de 580 mil metros quadrados, 56 galpões comerciais, recebe 70 mil pessoas por dia, além de 14,2 mil veículos por dia e 17 mil veículos carregados mensalmente.
Abrigando 55 mil trabalhadores, entre diretos e indiretos, o Ceasa conta ainda com três instituições financeiras no local. Se configurando como uma Organização Social, o centro é vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, sendo ainda o primeiro Ceasa do Brasil a adotar o padrão de gerenciamento administrativo com a participação, interativa, dos seus permissionários.
A organização no Centro se faz necessária devido a alta quantidade de mercadorias movimentadas, sendo em média 90 mil toneladas mensalmente, totalizando um valor de R$ 440 milhões.
“O Ceasa é uma cidade. É um centro de abastecimento que vai além da distribuição de alimentos e do comércio local. Exige um planejamento muito grande e movimenta muitos recursos. Nós distribuímos toda a merenda escolar do Estado, a alimentação dos presídios, e ainda administramos quatro abatedouros”, disse o diretor administrativo financeiro do Ceasa, Romildo Gomes.
Além de todas as operações necessárias para o abastecimento da população e de serviços na Cidade, o Ceasa apresenta ainda outros meios para que estejam concentrados no local ferramentas de auxílio à população. Prova disso é que o local conta ainda com um Posto de Emissão de Carteira de Identidade, do Instituto Identificação Tavares Buril (IITB), onde as pessoas que por lá passam podem dar entrada no documento de RG.
“Temos parcerias que contribuem para o desenvolvimento e onde a gente pode dar um suporte para conseguir uma melhor organização e qualidade para quem trabalha”, conta Romildo.
Modernização e interiorização
O diretor do Ceasa destaca que entre os principais objetivos para o futuro estão a modernização e a interiorização. “Temos projetos para modernizar o Ceasa, são custos grandes e queremos otimizar tudo. A interiorização vai permitir oferecer uma melhor logística, ter uma boa negociação. Temos muitos produtos que vêm do interior e são comprados para o próprio interior, então estamos estudando para tentar minimizar essa logística, tornar até mais rentável para quem vende e diminuir custos por meio da construção e implantação das Mini Ceasas”, afirmou.
De acordo com Romildo, outro fator que vai permitir um avanço na atuação é a construção de uma nova entrada e de um estacionamento para que os caminhões possam ocupar menos espaço e facilitar a circulação nas vias do centro. “Com a entrada nova e o estacionamento novo para os caminhões, isso vai permitir que fiquem 400 veículos estacionados e desafogue os espaços, para que eles aguardem após descarregar ou antes de carregar”, declarou Gomes.