Mundo

Musk volta atrás e diz que continuará financiando rede de internet Starlink na Ucrânia

O exército dos Estados Unidos confirmou que está em contato com a empresa do bilionário para o financiamento da rede-chave

Satélite da Starlink, da SpaceX - Reprodução

O diretor executivo da SpaceX, Elon Musk, anunciou neste sábado (15) que continuaria financiando a rede de internet Starlink na Ucrânia, voltando atrás em relação às declarações do dia anterior, quando pediu ao governo dos Estados Unidos que assumisse a tarefa.

"Não importa", tuitou Musk. "Embora a Starlink ainda esteja perdendo dinheiro e outras empresas estejam recebendo bilhões de dólares dos contribuintes, continuaremos financiando o governo ucraniano gratuitamente."

Musk havia dito na sexta-feira (14) que a SpaceX não poderia arcar com os custos do Starlink na Ucrânia indefinidamente.

O exército dos Estados Unidos confirmou que está em contato com a empresa do bilionário para o financiamento da rede-chave.

As conversas acontecem no momento em que Musk vê-se envolvido em trocas de farpas públicas com líderes ucranianos, que se irritaram com as propostas controversas do magnata para resolver o conflito, que incluíam o reconhecimento da soberania russa sobre a península da Crimeia.

A Starlink, uma constelação de mais de 3 mil pequenos satélites em órbita baixa da Terra, tem sido vital para as comunicações da Ucrânia em sua luta contra a invasão russa de seu território.

A SpaceX doou cerca de 25 mil terminais terrestres para a Ucrânia, de acordo com um número atualizado fornecido por Musk na semana passada.