Futuro da medicina e da saúde é discutido em fórum na Feira HospitalMed
Evento tem início às 16h e será aberto e conduzido por Vanessa Silva, presidente da Anbiotec Brasil
Realiza-se na próxima quinta-feira, 20 de outubro, o terceiro Fórum de Inovação Anbiotec Brasil. O encontro é promovido durante a edição deste ano da Feira HospitalMed, que acontece entre os dias 19 e 21 deste mês no Centro de Convenções de Pernambuco. Para além das palestras sobre o futuro da medicina e da saúde, representantes da Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia aproveitam a ocasião para visitas ao Porto Digital e ao Porto de Suape, além de firmar termos de filiação da rede com importantes instituições locais.
Neste ano, o Fórum é regido sob a temática “Inovando o setor brasileiro de saúde com a bioeconomia: tendências, desafios e futuro”. O evento tem início às 16h e será aberto e conduzido por Vanessa Silva, presidente da Anbiotec Brasil. A abertura também conta com falas de Fernando Jucá, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, e Rafael Figueiredo Bezerra, Chief Technology Officer - CTO da Prefeitura de Recife. A programação completa neste link.
“O fórum de inovação tem como intuito promover a aproximação e o encontro entre diferentes atores da cadeia de biotecnologia no Brasil. Dentre eles, estão o setor privado, desde startups até empresas já estabelecidas no mercado brasileiro; os principais institutos de pesquisa; influenciadores e tomadores de opinião da cadeia hospitalar; além do setor público, para discutirmos as políticas públicas para essa área no país. O intuito é juntarmos os elos da cadeia para estimularmos a inovação na área de Saúde”, explica Vanessa Silva.
Rafael Figueiredo Bezerra, que representará a Prefeitura do Recife, se diz entusiasmado para receber a terceira edição do Fórum da Anbiotec na cidade. “Vamos debater temas muito importantes para a qualidade de vida e sobre como podemos antecipar tendências do futuro já no presente. Será um ambiente marcado pela colaboração entre o setor privado, o setor público e a academia”, comenta o CTO da gestão municipal. Ele ainda afirma que todos estarão juntos numa pauta estratégica de ESG, sigla em inglês para “Meio ambiente, social e governança”.
No Fórum, serão apresentados cases de inovação da Saúde brasileira, destrinchando iniciativas feitas junto à Anbiotec. Serão apresentados os casos da InVitro Diagnóstica, Meridian Bioscience, Quibasa Química Básica - Bioclin e da Vida Biotecnologia, do GT Group. Também serão publicizadas parcerias locais com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para o Hospital das Clínicas, além do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e com o Instituto Tecnológico das Cadeias Biossustentáveis (ITCBio).
Atuando como ponte entre o setor privado e o Poder Público, a Anbiotec tem parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O órgão faz parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e tem como objetivo promover e incentivar a realização de projetos empresariais de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados para setores industriais por meio de cooperação com instituições de pesquisa tecnológica. José Menezes, gerente de relações com o mercado da instituição, faz parte da equipe de palestrantes que discutirá o futuro da biotecnologia no Fórum.
“Na perspectiva da Embrapii, o Fórum é muito relevante porque na saúde principalmente, no contexto da biotecnologia e suas várias aplicações, a inovação é muito importante. Aqui, dos 1.7 mil projetos que nós apoiamos, com recursos na perspectiva de pesquisa, desenvolvimento e inovação, a saúde é a área número um. Realmente, o impacto que a inovação pode ter a partir da biotecnologia é muito significativo. O Fórum permite a conexão entre vários atores relevantes do ecossistema e isso é fundamental. A localização também é de destaque, pois trata-se de um polo de inovação muito relevante”, comenta Menezes.
A Anbiotec considera importante a aproximação com essas instituições, no intuito de firmar-se novas parcerias. Esses acordos de cooperação resultam em projetos conjuntos, que ajudam parceiros a desenvolver um ambiente de inovação na Saúde, sem necessariamente construir com recursos próprios uma planta de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
“O nosso setor necessita de inovação. A todo momento temos que buscar soluções e trazer inovações. Estamos nos aliando aos principais centros e instituições de pesquisa do país. A laboratorial oferecida, para nossas empresas, é de grande valor. As relações não podem ser simplesmente comerciais, de compra e venda, mas também focadas no desenvolvimento de novos produtos e soluções inovadoras. Essa é a nossa bandeira”, completa Vanessa.
Nesse sentido, a Anbiotec busca uma aproximação junto aos players locais. A visita ao Porto Digital acontece às 9h da próxima quarta-feira, 19 de outubro. Já a visita ao Porto de Suape acontece na próxima sexta-feira, também às 9h. “Entendemos que Suape é uma planta de logística e de infraestrutura capaz de ajudar as empresas com algumas facilities para exportação. Cerca de 30% dos nossos associados exportam. Entender o trabalho do Porto de Suape é estratégico, vai ser uma satisfação se aproximar desses atores”, comenta a presidente da Anbiotec.
Além disso, também estão agendadas visitas à reitoria da Universidade Federal de Pernambuco e ao Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste.
Como participar do Fórum de Inovação Anbiotec Brasil?
Qualquer pessoa credenciada para participação na Feira HospitalMed terá acesso ao Fórum da Anbiotec. Quem não puder estar presente presencialmente, pode acompanhar as atividades ao vivo através de lives transmitidas nas redes sociais da associação.