Procuradora aposentada do MPPE lança no Recife livro sobre vivências e peripécias do filho com Down
"Uma pessoa e o par de três" será lançado neste sábado (22), às 17h, na Livraria Jaqueira do Bairro do Recife
Inspirada na necessidade de contribuir com a inclusão de pessoas com Síndrome de Down, a procuradora aposentada do Ministério Público de Pernambuco Maria Betânia Silva lança, neste sábado (22), às 17h, na Livraria Jaqueira do Bairro do Recife, área central da cidade, o seu primeiro livro, "Uma pessoa e o par de três".
No exemplar, de 78 páginas, lançado pela Metanoia Editora, a autora compartilha vivências e peripécias do seu filho, Ernesto Forster, de 16 anos, portador de Down.
A obra começou a ser escrita quando Ernesto ainda era criança, e a intenção dos registros, conta Maria Betânia, era, a princípio, compreender as necessidades de Ernesto e entender quais abordagens eram mais adequadas para tratar a síndrome.
"Escrever esse livro, que é uma compilação de situações da vida real, me fez descobrir e, por conseguinte, me levou a expor reflexões minhas sobre o universo e a forma de comunicação que mantenho com o meu filho, explorando aspectos do cognitivo que ele apresenta, que, de um ponto de vista médico, é classificado como deficiente, mas que é, antes de de tudo, diferente para nós, pessoas típicas", afirmou a autora.
Questionada sobre a escolha do título do livro - "Uma pessoa e o par de três" -, a procuradora aposentada informou estar intimamente relacionada à condição genética dos indivíduos com Down, que possuem três cromossomos 21 nas células, em vez de dois.
"Foi uma escolha de adotar um título não usual, mas um provocativo, subversivo em relação à lógica hegemônica originada na matemática. Quem sabe tenha sido até uma influência da lógica que atravessa a cabeça de Ernesto".
Ernesto, o grande protagonista da história, "feliz, orgulhoso e ansioso", como afirmou a mãe, estará presente no evento de sábado. O livro, segundo a autora, é para o mais amplo e diverso público, para que as necessidades e diferenças dos que possuem Down venham a ser compreendidas e respeitadas.
"A despeito de sermos todos diferentes entre nós e serem as pessoas Down ainda mais diferentes entre si, me pareceu que provavelmente quando elas trazem à tona a expressão dos seus desejos, dos seus sonhos, o fazem mediante um potencial cognitivo que nós, típicos, ainda não descobrimos totalmente como acessar porque ele vem carregado de sensibilidades", disse Maria Betânia.
Além da versão física, que custará R$ 28, o exemplar também ganhará versão digital nos próximos meses, ainda sem previsão de data exata.
Serviço:
Lançamento do livro "Uma pessoa e o par de três", de Maria Betânia Silva
Data: Sábado, 22 de outubro
Horário: 17h
Local: Livraria Jaqueira, rua Madre de Deus, 110, no Bairro do Recife, área central da cidade