The Crown: atriz Judi Dench acusa Netflix de 'sensacionalismo barato'
Quinta temporada será lançada no dia 9 de novembro; vencedora do Oscar, artista escreveu uma carta para pedir que plataforma de streaming deixasse claro que série não é verdadeira
Com a chegada da quinta temporada da série The Crown, que será lançada no dia 9 de novembro, a atriz Judi Dench, de 87 anos, pediu que um aviso fosse adicionado ao conteúdo para deixar claro que a série não é completamente verdadeira.
Segundo ela, a Netflix parece estar "disposta a borrar as linhas entre a precisão histórica e o sensacionalismo". A artista faz um alerta para o risco de que "um número significativo de espectadores" considere os eventos apresentados na série como verdades históricas.
Já a plataforma de streaming defendeu o posicionamento original tomado pela empresa e afirmou que a série foi apresentada como "um drama baseado em eventos históricos".
Os comentários de Dame foram escritos em uma carta e enviados ao jornal britânico The Times. Nas declarações há, ainda, a preocupação do antigo primeiro ministro, John Major, sobre o conteúdo da quinta temporada, que retratará a família real na década de 1990.
De acordo com ele, a série mostrará uma conversa entre o ministro e o então príncipe Charles sobre a abdicação da rainha, no que ele classificou como grandes "bobagens maliciosas". A preocupação de Major é reiterada na carta de Dame, que disse também estar apreensiva.
"(Ele) não está sozinho em suas preocupações sobre a próxima temporada de The Crown, que poderá apresentar um relato impreciso e doloroso da história. De fato, quanto mais próximo o drama se aproxima de nossos tempos atuais, mais livremente ele parece disposto a borrar a linha entre precisão histórica e sensacionalismo".
A atriz Judi Dench, que é próxima da família real, já interpretou a rainha Victoria no filme O Confidente e a Rainha (2017).