Café Literário ganha sua primeira edição na Academia Pernambucana de Letras
Encontro abordará o que há em comum entre as escritas literárias e históricas, neste sábado (22)
A Academia Pernambucana de Letras (APL) realiza, neste sábado (22), a primeira edição do Café Literário. O evento estará mensalmente no calendário da instituição e pretende abrir espaço para o debate com o grande público - incluindo escritores, editoras e leitores - acerca da literatura e sua interação com outras áreas do conhecimento como a filosofia, a psicanálise, o cinema, a história, a sociologia, entre outras.
Para esta primeira edição, o tema escolhido foi “Fronteiras criativas: o que existe em comum entre a Literatura e a História?’. Os convidados para conduzir o bate papo da tarde são os historiadores e professores da UFPE, George Cabral e Valéria Costa, ambos com a experiência de terem lançado livros sobre determinados recortes históricos.
“O Café Literário retoma as origens do que constitui uma Academia: um lugar de encontro e conversas. Desde o modelo grego, a academia é um lugar de conversas transversais sobre temas variados. Assim, assumimos nossa função de incentivar o desenvolvimento cultural, sobretudo junto aos mais jovens. O Café retoma o melhor da Academia: a socialização da palavra.”, explica o presidente da APL, Lourival Holanda.
O encontro é organizado pelo professor do Departamento de Literatura da UPE, Alexandre Furtado, e busca trazer a experiência de uma iniciativa similar com o ‘Café Cultural’, que chegou a estar presente na Bienal Internacional do Livro em parceria com universidades do Recife.
SERVIÇO
Café Literário
Data: 22 de outubro, às 16h30
Local: Academia Pernambucana de Letras (Av. Rui Barbosa, 1596, Graças)
Entrada e estacionamento gratuitos