Militares iranianos ajudam a Rússia na guerra contra a Ucrânia, diz Casa Branca
Segundo porta-voz da Casa Branca, iranianos estiveram na Crimeia para ajudar as forças de Moscou a realizar ataques com drones na Ucrânia
Militares iranianos estiveram na região da Crimeia, ocupada pela Rússia, ajudando as forças de Moscou a realizar ataques com drones na Ucrânia, informou a Casa Branca nesta quinta-feira (20).
Avaliamos que pessoal militar iraniano estava no terreno na Crimeia e ajudou a Rússia nestas operações, declarou a jornalistas o porta-voz de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby.
Segundo Kirby, os iranianos presentes na Crimeia ofereciam suporte técnico e os russos pilotavam os drones, cujos ataques causaram danos significativos à infra-estrutura ucraniana.
"Teerã está agora diretamente envolvida no terreno e mediante o fornecimento de armas, que estão afetando os civis e a infraestrutura civil na Ucrânia", ressaltou Kirby.
O porta-voz assegurou que os Estados Unidos vão buscar "todos os meios para expor, dissuadir e confrontar o fornecimento destas munições por parte do Irã contra o povo ucraniano".
"Vamos continuar aplicando energicamente todas as sanções dos Estados Unidos ao comércio de armas russo e iraniano", acrescentou Kirby.