Centenas de pessoas fazem manifestação no sudeste do Irã
Protestos se iniciaram no dia 30 de setembr pelo estupro de uma jovem por um policial acusado
Centenas de pessoas se manifestaram nessa sexta-feira (21) em Zahedan, sudeste do Irã, de acordo com vídeos divulgados na internet. O ato acontece três semanas após os protestos na cidade deixarem dezenas de mortos.
A cidade de Zahedan, capital da província de Sistão-Baluchistão, foi afetada com vários dias de violência, desencadeadas a partir de 30 de setembro. As manifestações contra o estupro de uma jovem por um policial acusado geraram 93 mortos, segundo a ONG Iran Human Rights, com sede em Oslo.
Por sua vez, os veículos de comunicação próximos ao poder iraniano haviam descrito os confrontos em Zahedan como um "incidente terrorista" coordenado contra uma delegacia de polícia. O ataque teria matado cinco membros da Guarda Revolucionária, exército ideológico da República Islâmica.
Em um dos vídeos amplamente divulgados nas redes sociais nesta sexta-feira é possível ver os manifestantes reunidos na frente de uma delegacia, gritando "Morte ao ditador" em referência ao líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei.
Já outro vídeo, compartilhado pela Radio Farda, um canal de língua persa financiado pelos Estados Unidos, mostra manifestações desencadeadas pela morte da jovem Mahsa Amini há mais de um mês no Irã.
O chefe da polícia de Sistão-Baluchistão, general Ahmad Taheri, anunciou à agência oficial Irna a prisão de "cerca de 57 manifestantes".