Futebol

Sem Jean e com mudança de esquema: veja provável time do Náutico contra o Grêmio

Com dores no joelho, camisa 10 está fora; técnico Dado Cavalcanti aposta no "simbolismo" do duelo perante os gaúchos

Dado Cavalcanti, técnico do Náutico - Tiago Caldas/CNC

Podendo entrar em campo já rebaixado, o Náutico terá novidades para encarar o Grêmio, domingo (23), nos Aflitos, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Sem Jean Carlos, com dores no joelho, o treinador Dado Cavalcanti deve montar o Timbu no 3-4-3. Para além da mudança tática, o comandante espera um espírito diferente da equipe em um jogo que traz uma carga emocional do passado.

Há 17 anos, no mesmo estádio, aconteceu a chamada “Batalha dos Aflitos”, jogo em que o Grêmio conseguiu o acesso à Série A ao vencer o Náutico por 1x0, depois de os alvirrubros terem dois pênaltis desperdiçados e quatro homens a mais em campo nos minutos finais. Correndo o risco de ver uma nova comemoração dos gaúchos no local – Tricolor é o vice-líder da Série B, com 58, e pode subir de divisão em caso de triunfo –, Dado espera uma motivação extra. 

“Talvez tenha sido a semana mais difícil. Achei um direcionamento para tocar a semana. Esse é um jogo que transcende o campeonato. Inevitavelmente é histórico, vai além da briga ou não pela permanência na Série B”, afirmou. O Náutico é o lanterna, com 30 pontos

"Tecnicamente, o Grêmio é a melhor equipe da Série B. Não é líder, nem com melhor ataque ou defesa, porque o Cruzeiro sobrou na competição. Porém, se compararmos valores individuais, está à frente. Se você pisca o olho, perde o jogo. Enfrentaremos jogadores que podem fazer a diferença a qualquer momento. É importante atacar, ser agressivo e tomar cuidado nos detalhes", completou. 

Na escalação, Arthur Henrique e João Paulo terão a companhia do lateral-direito Anilson improvisado na zaga, fechando a linha de três defensores. Victor Ferraz, Djavan, Ralph e João Lucas compõem o meio. Lesionado, Jean Carlos está fora.

“Jean não estando em campo, não temos no elenco um jogador com característica próxima a dele. Ele é decisivo e um jogador assim, mesmo não estando bem tecnicamente em uma partida, pode definir um jogo”, apontou o treinador.  Na frente, a novidade é o retorno de Geuvânio, recuperado de lesão, formando trio ofensivo com Everton Brito e Júlio.

O Náutico vai a campo com Bruno Lopes; Anilson, Arthur e João Paulo; Victor Ferraz, Djavan, Ralph e João Lucas; Éverton Brito, Júlio e Geuvânio.