GRANDE RECIFE

Moradores de Olinda organizam ato neste sábado (22) em prol da segurança do Sítio Histórico

Mobilização está agora prevista para o início da tarde

Mais de 200 casas estão com bandeiras pretas em forma de protesto - Acervo pessoal

Neste sábado (22), moradores do Sítio Histórico de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, vão se mobilizar em prol da segurança na região. Iluminação, instalação de câmeras, policiamento e controle de trânsito são alguns dos pedidos que motivam o ato.

Inicialmente, o ato estava programado para as 16h30, mas devido a programações políticas e carnavalescas na área, foi antecipado para as 14h30, com concentração na Igreja do Bonfim, no Carmo, em Olinda.

A expectativa é de que a mobilização reúna cerca de 200 pessoas, todas vestidas de preto, sem fazer barulho, reafirmando a necessidade de amparo à população residente na área tombada pela Unesco. Ainda está definido ser vai acontecer a caminhada pela Rua Prudente de Moraes - vai depender se haverá passagem de blocos pelo mesmo caminho.

A mobilização foi iniciativa de um grupo de moradores que decidiu propor uma série de ações envolvendo a comunidade para chamar atenção das autoridades responsáveis. Os moradores denunciam as investidas violentas por parte de criminosos da região, que chegam roubar fiações, caixas de correio, lixeiras e até mesmo a invadir as casas.

Morador do Sítio Histórico de Olinda há mais de 40 anos, o médico Carlos Alberto Tavares denuncia as investidas e conta que, neste sábado, ocorreu novo roubo na região, no início da manhã.. “ Hoje, dia do clamor por segurança, roubaram mais uma grade de ferro aqui na Rua do Bonfim, por volta das 5, 6 horas da manhã. Ninguém sabe quem foi, quem receptou e de nada"

Os moradores decretaram estado de luto e mais de 200 residências estão com bandeiras pretas penduradas como uma forma de chamar atenção do poder público para a situação em Olinda.