Único remanescente da Batalha dos Aflitos, Lucas Leiva participa de mais um acesso do Grêmio
O volante de 35 anos tinha apenas 18 quando entrou em campo no jogo dramático de 2005
O futebol e seus destinos. O Grêmio jogou a Série B do Campeonato Brasileiro pela segunda vez e conquistou o acesso novamente com uma vitória diante do Náutico, em Recife. Dessa vez, não teve o drama da Batalha dos Aflitos, com o Tricolor Gaúcho vencendo por 3 a 0.
Nesses 17 anos que separam os dois jogos, o volante Lucas Leiva, cria das categorias de base gremista, foi o único jogador que esteve em campo nas duas ocasiões e ainda marcou um dos gols no último domingo (23). Os outros dois foram marcados pelo atacante Bitello.
Lucas subiu para o profissional do Grêmio justamente no ano de 2005. Ele fez apenas cinco partidas naquele ano, sendo uma delas a Batalha dos Aflitos. O, à época, garoto de 18 anos entrou em campo na segunda etapa e viu de perto todos os acontecimentos malucos da partida.
Ele ficou no Grêmio até 2007, quando foi transferido para o Liverpool, onde ficou até a temporada 16/17. Antes de voltar para o seu clube de formação, Leiva passou cinco temporadas na Lazio.
A volta ao Imortal aconteceu aos 35 anos de idade, na metade deste ano. Lucas participou de 16 jogos e marcou três gols. Em entrevista ainda no gramado dos Aflitos ao Premiere, o meia comentou sobre o acesso conquistado.
“Feliz em poder mais uma vez ajudar o Grêmio de alguma forma a voltar à Série A. Agradecer a torcida, que estava muito ferida e com razão, ninguém queria que o Grêmio passasse por isso. É comemorar, foi um acesso difícil, e pensar o ano que vem com tempo”.
O Grêmio se juntou ao Cruzeiro como as equipes que conquistaram o acesso antecipado. Restando duas vagas no G4, Vasco e Bahia estão a uma vitória de confirmarem o retorno à primeira divisão.