Futebol de Mesa

Novembro será um mês recheado de grandes eventos para o futebol de mesa pernambucano

Além das finais dos estaduais em todas as modalidades, a 1t e 12t, duas das principais etapas do Brasil, terão as suas competições nacionais com Pernambuco marcando presença

Novembro será um mês agitado para o Futebol de Mesa de Pernambuco - Divulgação

Entre os dias 12 e 15 de novembro, em Caruaru, vai acontecer o campeonato nacional de clubes. Pernambuco, terá seis equipes de um total de 64. Ainda há indefinição, pois as vagas não foram fechadas. Porém, Unimesa e AABB Caruaru estão garantidas e são esperanças de título para o Estado. A competição vai contar com  equipes tradicionais como Corinthians, Vasco da Gama e Palmeiras, além das sensações São PauloLondrina. 

Brasileiro Individual

Na  modalidade 1t, os representantes de Pernambuco vão até Natal para disputar o Campeonato Brasileiro individual, na mesma data do torneio da 12t, no fim de semana dos dias 12 a 15 de novembro, com uma das maiores delegações dentre todos os estados. Um total de 19, atletas estarão presentes em quatro categorias. No total, serão 196 atletas disputando a competição.

O Santa Cruz será a maior delegação de Pernambuco, com oito atletas na disputa. Na principal categoria, o adulto, Travassos é a grande esperança por ter consquistado o segundo lugar geral no Estadual e nono lugar na Copa Norte-Nordeste. Juninho, Léo Araújo e Pitanga completam a delegação do Adulto. No sênior, a Cobra Coral conta com Aluisinho e Hélio, além de Layette e Ivan Rodolfo no Master.

Delegação que vai representar o Santa Cruz. Foto: Divulgação 

As outras duas delegações com mais atletas são as do San Martin e Aliancense. O Betas de San Martin vai à Natal com Fabiano (Adulto), André Fídelis e Jorge Nogueira (Sênior) e Euclides (Master). Esse último é o grande destaque.

O Aliancense é figura carimbada nos eventos nacionais. Tem no adulto Ansellmo, atual campeão estadual, Ton e Denerson. Já no sênior, o representante será Ribeiro.

Fabiano Fidelis, VP da modalidade 1t de Pernambuco, comentou sobre a delegação pernambucana que irá para Natal. 

"Vamos em busca de um só objetivo que é o título de campeão brasileiro de 2022. Uma conquista que Pernambuco só possui nas categorias sênior e master. Todos estão treinando forte para disputa da competição e a união dos atletas pernambucanos é grande. Não será nada fácil o título em nenhuma das categorias, mas confio plenamente na delegação pernambucana". 

Cenário da Bahia 

Vários são os Estados, com grandes Botonistas - Rio Grande do Sul, Sergipe, Espírito Santo, e os donos da casa do BR23, o Rio Grande do Norte. No entanto, quem domina o topo do ranking, os pódios e os títulos, sem dúvida alguma é a Bahia.  Sem puxar muito na memória, temos Dudinha e Gabriel, ambos atletas do Galícia, campeões,  respectivamente das copas Norte-Nordeste e do Brasil.

Numa comparação com o basquete, a Bahia seria a NBA, do futebol de mesa, segundo o dirigente e atleta Coral, Travasssos. "Todas as competições internas dos clubes baianos você tem, em média, uns cinco campeões nacionais. Então, eles não baixam a guarda. Todo jogo é grande. É, guardadas as devidas proporções, a NBA do Futmesa".