Aniversário

Ziraldo completa 90 anos com homenagens, reedição de obras, lançamentos e nova série

Criador de "O Menino Maluquinho", "Turma do Pererê" e outros personagens nasceu em 24 de outubro de 1932

Ziraldo completa 90 anos - Divulgação

Há exatos 90 anos vinha ao mundo um dos maiores nomes da literatura infantojuvenil brasileira. O cartunista, escritor e jornalista Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, na cidade mineira de Caratinga, batizado com a junção dos nomes dos pais: Zizinha e Geraldo.

Primogênito de sete irmãos, Ziraldo começou a revelar seu talento para a ilustração ainda na infância. Com apenas seis anos de idade, teve seu primeiro desenho publicado no jornal A Folha de Minas e, desde então, nunca mais parou. 

Em 1960, o mineiro lançou a “Turma do Pererê”, primeira revista em quadrinhos nacional de um só autor. O personagem já aparecia na revista O Cruzeiro, onde Ziraldo já trabalhava desde 1958, quando mudou-se definitivamente para o Rio de Janeiro. 
 

O primeiro livro de Ziraldo público infantil, o clássico “Flicts”, foi lançado em 1969. No mesmo ano, ele ajudou a lançar o jornal “O Pasquim”, ao lado de Jaguar, Claudius e Sérgio Cabral. A publicação ficou conhecida por sua forte oposição à Ditadura Militar. 

Nova adaptação
“O Menino Maluquinho”, obra mais famosa de Ziraldo, nasceu em 1980. De lá para cá, o garoto com a panela da cabeça aparece em outros livros, HQs, filmes, séries de TV e, neste mês, chegou ao catálogo da Netflix como série de animação. A adaptação traz uma releitura contemporânea ao personagem, aproximando a obra do autor de uma nova geração de público. 
 


Homenagens
A terceira edição da Feira Literária de Tiradentes (Fliti), que ocorre de 3 a 6 de novembro, celebra a vida e a obra de Ziraldo. O cartunista será tema de mesas de debate, exibições de filmes e lançamentos, como o inédito livro “90 Maluquinhos por Ziraldo: Histórias e Causos”, que reúne depoimentos e ilustrações de nomes como Mauricio de Sousa, Angeli e Pedro Bandeira.

O Centro Cultural do Banco do Brasil Brasília inaugurou, no Dia das Crianças, a exposição "Mundo Zira - Ziraldo Interativo". Em cartaz no espaço até 18 de dezembro, a mostra permite ao público interagir com o universo criado pelo autor. 

A editora Melhoramentos prevê a reedição de dois clássicos de Ziraldo: “Bichinho da Maçã” e “Menina Nina”. Já a Globo, através do selo Globinho, lança nesta segunda-feira versões dos clássicos da literatura mundial “Dom Quixote” e “Os três mosqueteiros” em quadrinhos desenhados pelo artista mineiro.