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Cake & Bake ganha espaço no mercado de franquias

A marca pernambucana vai abrir uma unidade franqueada em Campina Grande (Paraíba) no dia 27 deste mês. Será a primeira unidade fora de Pernambuco

Sócia da Cake & Bake, Paula Ardanza conta que a confeitaria surgiu nos fundos de uma galeria e agora parte para conquistar o País - Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Dos fundos de uma galeria para o modelo de franquias. A Cake & Bake chegou ao mercado de franchising para expansão e consolidação da marca. Com investimento médio de R$ 500 mil para abertura de cada nova unidade, as lojas que forem criadas vão poder gerar de 15 a 18 novos empregos e a previsão é que em 2023 a cada dois meses um novo ponto seja inaugurado.

Prova do bom momento é que a Cake, que tem duas unidades próprias, uma no Shopping RioMar e outra no Shopping Recife, inaugura sua segunda unidade pelo modelo de franquias no próximo dia 27, no Shopping Partage, em Campina Grande, na Paraíba. A primeira unidade franqueada da rede foi aberta no primeiro ano de retorno de atividades da pandemia da Covid-19, em Casa Forte, Zona Norte do Recife.

Marca em expansão
A sócia da Cake & Bake, Paula Ardanza, conta que o modelo de franquias foi o escolhido para que a marca pudesse crescer. “Antes da pandemia a gente já estava com convite de outros shoppings para ter uma unidade, mas crescer com loja própria é um desafio muito grande para o setor de alimentação e então buscamos o melhor formato, que é o modelo de franquias. Somos autorais nas criações e não queríamos descaracterizar. Não queria montar uma fábrica e distribuir apenas. Passamos um ano desenvolvendo o processo, estruturando, até que veio a pandemia e agora estamos focando melhor nesse mercado”, disse.

De acordo com Paula, a atuação no segmento de franquias converge com o crescimento do mercado de confeitaria no País. “O crescimento mostra os desafios, nós começamos no fundo de uma galeria, uma loja pequena e sem profissionalização, como muitas pessoas fazem em casa. Mas o nosso crescimento mostra a profissionalização da confeitaria. As pessoas estão dispostas a investir nesse tipo de negócio, que é uma ferramenta de empoderamento e liberdade financeira para muitas mulheres. A confeiteira, quando consegue ver que é possível transformar o sonho em negócio, mostra que o trabalho é rentável e que tem como fazer isso”, declarou Paula.

Sócia da Cake & Bake, Paula Ardanza | Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Mercado nacional
A previsão da Cake & Bake é de que, no próximo ano, a cada dois meses seja aberta ao menos uma nova unidade de franquia da marca. “Nosso foco é chegar em São Paulo e é onde temos o maior número de lojas previstas. Por uma questão de expertise vamos entrar primeiro nas principais praças do Nordeste e depois seguir para o Sul e Sudeste. Dentro do modelo de franquia, temos um tamanho mínimo de loja. Hoje estamos investindo em um modelo com loja de 70 a 100 metros quadrados, com no mínimo 50 lugares sentados”, destacou a sócia da Cake & Bake.

Segundo Paula Ardanza, o objetivo é manter o padrão de qualidade. “Quanto à produção, cada loja teria uma fábrica, um misto de indústria e serviço. Cada unidade terá uma cozinha independente com equipe de confeiteira trabalhando e produzindo todos os dias artesanalmente. O nosso objetivo é manter o sabor e para isso treinamos os cargos chave de cada unidade”, finalizou. 

Sócia da Cake & Bake, Paula Ardanza | Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco