Israel dá luz verde para extração de gás em campo de Karish
Companha Energean executará o serviço no campo marinho de Karish
O governo de Israel concedeu, nesta terça-feira (25), à companhia Energean a licença de extração de gás do campo marinho de Karish, como parte de um acordo com o Líbano que será assinado na quinta-feira, indicaram autoridades israelenses.
Nas últimas semanas, o grupo Energean, que é listado na bolsa de valores de Londres, começou a conectar a plataforma de gás do Karish ao território israelense, o que permitiria a Israel impulsionar suas exportações para a Europa.
Nesta terça, o governo israelense concedeu a Energean a licença para iniciar a extração, indicaram à AFP porta-vozes do grupo e do Ministério de Energia de Israel, detalhando que a produção ainda não havia começado.
Esta é a última etapa técnica necessária antes de começar a produção, indicou um porta-voz do ministério.
"A produção de gás de Karish começará, como estava previsto, quando forem cumpridas todas as condições técnicas", declarou o primeiro-ministro israelense, Yair Lapid.
No início do mês, Israel e Líbano - que estão tecnicamente em guerra - chegaram a um acordo sobre os termos do pacto para delimitar sua fronteira no Mediterrâneo oriental.
O acordo prevê deixar sob controle israelense o campo de Karish e conceder ao Líbano o campo de gás de Qana, mais a nordeste.
No entanto, uma parte do campo de Qana ultrapassa a linha fronteiriça estabelecida entre os dois países. Assim, Israel terá participação nos lucros dessa exploração, segundo o texto.