Prefeitura do Recife acata decisão do STF e garante gratuidade para transportes complementares
Gratuidade na linha regular foi oficializada na manhã desta terça-feira (25)
A Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) anunciou, na noite desta terça-feira (25), que irá acatar a medida do Supremo Tribunal Federal e conceder a gratuidade do transporte complementar da cidade. A decisão foi tomada em meio a uma reunião do colegiado do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM). Por meio de nota oficial, a PCR explicou como funcionará o passe-livre.
O benefício nos transportes complementares, assim como nas linhas regulares, irá funcionar das 6h às 19h. Para a utilização do serviço, será necessário que o usuário utilize o cartão VEM, porém, o valor da passagem não será descontado.
De acordo com a Prefeitura e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o efetivo de agentes de trânsito será ampliado em lugares com o maior fluxo de pessoas na votação do próximo domingo eleitoral (30). Entre os locais reforçados, estão: os bairros de São José e Casa Amarela, avenida Cruz Cabugá, rua do Hospício e a avenida Norte.
A CTTU também orientou os moradores do Recife a não utilizar o transporte particular, para evitar a demanda por vagas de estacionamento. “Ainda assim, para quem optar pelo carro, é importante que não estacione em local proibido para não comprometer a mobilidade nos locais de votação, nem colocar em risco a segurança viária de pedestres ou ciclistas”, pontuou o órgão público.
Transporte Complementar
Na Região Metropolitana, o transporte público é gerido pelo governo do Estado, através do Consórcio Grande Recife. Porém, a gestão dos transportes complementares está sob o cuidado dos municípios. As linhas que compõem esse serviço tem como principal objetivo a ligação entre bairros e áreas de difícil acesso, que não são atendidas pelos ônibus regulares.