LITERATURA

Ragu 9 estreia esta sexta-feira (28), na Casa Balea

Publicação experimental conta com 35 artistas e traz um olhar para a periferia

Ragu 9 - João Lin

Duas décadas atrás, quando quadrinhos alternativos praticamente não existiam no Brasil, surgiu o livro HQ "Ragu". Criado pelos artistas visuais pernambucanos Christiano Mascaro e João Lin, o título se tornou referência da diversidade das HQs nacionais e terá sua nona edição publicada pela Cepe (Companhia Editora de Pernambuco), lançada amanhã, na Casa Balea, em Olinda.

A primeira coisa que chama atenção na obra é o acabamento, que desde sua edição zero já apostava nesse aspecto. “Quando a gente começou, não era comum os quadrinhos no País terem esse trabalho de design porque eles priorizavam a história. A ideia era mostrar que Pernambuco possui bons artistas gráficos e sair do eixo Rio-São Paulo para colocar atenção aqui no Nordeste e marcar território”, conta Lin. 



 

Diversas histórias premiadas já passaram pela antologia e ela se tornou um espaço para destacar trabalhos que remetem questões atuais e experimentação da linguagem. Por se tratar de uma mostra mais autoral, encontrou dificuldade dentro do mercado comercial e chegou a ficar quase 10 anos fora de circulação



"A revista que a gente imaginou só foi possível graças à aprovação nos editais de incentivo promovidos pelo Funcultura e, hoje em dia, com a colaboração da Cepe. Por isso, o serviço público, seja lei do incentivo ou editora pública, é um recurso tão importante”, explica.



Como o nome já diz, a "Ragu" é um prato ensopado, ou seja, um mix de histórias diferentes, mas que dialogam entre si. O tema da vez é imaginar uma periferia futurista. “Do ponto de vista temático, essa nova publicação é uma espécie de continuação da anterior, pois naquela época pedimos para que os artistas trabalhassem em cima do momento difícil do contexto político do isolamento. E agora a gente pode discutir e refletir sobre o que vem daqui para frente”, pondera João. 

Falando em futuro
O autor já fala de uma "Ragu 10" e diz que pretende fechar os contratos ainda este ano, mas que até agora não tem nada confirmado. O certo é que a cada número eles continuarão refinando a lista de autores. “Nesse sentido, minha ‘Ragu’ preferida é sempre a última”, opina Mascaro. Outros projetos de “spin-offs” também estão na mira, como dar continuidade ao "Ragu Cordel", "Domínio Público" e 'Raguzine".



Serviço
Lançamento da HQ "Ragu 9" 
Onde: Casa Balea - Rua Treze de Maio, 99, Carmo - Olinda
Quando: 28 de outubro, às 20h
Preço: R$ 80
Intagram: @casabalea @ragu_hq