Sport

Com um jogo a ser feito, Sport já tem sua pior campanha fora de casa na Série B dos pontos corridos

Com apenas duas vitórias, Leão soma 22% de aproveitamento como visitante, o sétimo pior desta Segundona

Sport perdeu de virada para o Londrina e ficou longe da briga pelo acesso - Rafael Bandeira/ Sport Club do Recife

Dono de uma das melhores campanhas como mandante desta edição da Série B do Campeonato Brasileiro, o Sport sofre quando o assunto é triunfar fora de casa na competição. Talvez, até por isso, o clube esteja distante de conseguir o principal objetivo, que é retonar para a Série A. Com apenas dois resultados positivos construídos longe do Recife, o Leão acumula sua pior campanha como visitante desde 2006, quando o certame passou a ser disputado neste formato. 

Além das duas vitórias conquistadas, o Sport soma seis empates e dez derrotas fora de casa. Um total de 12 pontos. Tais números fazem o Leão ter um aproveitamento de apenas 22% dos pontos disputados na condição de visitante, o sétimo pior entre os 20 clubes que jogam a Série B. O Bahia, por exemplo, que está cinco pontos à frente do Rubro-negro, tem seis pontos a mais - a sexta melhor campanha quando o assunto é pontuar nestas condições. 

Até o momento, o Sport fez 18 jogos fora de casa nesta Segundona. Após enfrentar o Operário, na Arena de Pernambuco, vai a Goiânia encarar o Vila Nova pela última rodada do campeonato. Porém, mesmo que vença os goianos, não alcançará sua segunda pior campanha como visitante. Em 2011, foram quatro vitórias, sete empates e oito derrotas, para um aproveitamento de 33%. 

Em 2022, entre a primeira vitória longe do Recife e a segunda, foram quase cinco meses de seca. No dia 13 de maio, o Leão passou pela Chapecoense, por 1x0, na Arena Condá, pela 7ª rodada. Depois, novamente em Santa Catarina, bateu o Brusque pelo mesmo placar, no último dia 04, em duelo válido pela 33ª rodada, no Augusto Bauer. No recorte de 26 rodadas entre um triunfo e outro, tropeçou em 11 compromissos consecutivos, acumulando quatro empates e sete derrotas. 

Para se ter uma ideia, no último acesso conquistado pelo clube, em 2019, os pontos conquistados nas casas dos adversários foram essenciais para que o clube pudesse retornar à elite do futebol nacional. Dos 57 pontos possíveis, o Leão somou 28. Um aproveitamento de 49,1% para seis vitórias, dez empates e apenas três reveses.