EUA responsabilizará Moscou se decidir atacar seus satélites comerciais
Casa teme ataque após comentário de alto funcionário russo
Os Estados Unidos responderão "adequadamente" a qualquer ataque russo a seus satélites comerciais, informou a Casa Branca nesta quinta-feira (27) após comentários de um alto funcionário russo de que eles poderiam se tornar alvos legítimos.
"Qualquer ataque à infraestrutura americana terá uma resposta adequada", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, a repórteres.
Washington "responsabilizará a Rússia se tal ataque ocorrer", acrescentou o porta-voz, respondendo a declarações de Konstantin Vorontsov, funcionário russo do Ministério das Relações Exteriores.
Vorontsov disse na quarta-feira na ONU que o uso de satélites comerciais por parte dos países ocidentais "com finalidades militares" representava uma "tendência extremamente perigosa", porque "essas ações na verdade constituem uma participação indireta nos conflitos armados".
"As infraestruturas quase civis podem se tornar alvo legítimo para uma resposta", acrescentou o funcionário, que não esclareceu a quais satélites comerciais se referia.
Os satélites Starlink, da empresa SpaceX de Elon Musk, desempenham um papel importante nas comunicações das forças armadas ucranianas diante da invasão russa.
"A única coisa que é provocativa e perigosa agora é a guerra que a Rússia está travando na Ucrânia e a maneira como está fazendo isso", afirmou Kirby.