Comércio

Brasil terá Dia do Solteiro como 'esquenta' para as vendas da Black Friday

AliExpress, braço do Alibaba, promove no Brasil, pelo segundo ano, maior data de consumo da China

Comércio - Valter Campanato/Agência Brasil

A concentração da Black Friday, Copa do Mundo e Natal, que devem impulsionar as vendas do varejo brasileiro na reta final deste ano, vai ganhar mais uma data que celebra o consumo. Trata-se do Dia do Solteiro, comemorado pelos chineses no dia 11 de novembro, quando pessoas solteiras são estimuladas a comprar presentes. O gigante chinês do e-commerce AliExpress, braço do grupo Alibaba, vai trazer pelo segundo ano a data ao Brasil e as vendas começam já no dia 1 de novembro, com promessa de descontos de até 90%.

"No ano passado, o número de usuários cresceu 72% na data, que é a mais importante para o AliExpress. As vendas começam já no dia 1 de novembro para que mais pessoas participem, com descontos de até 905" diz Briza Bueno, diretora do AliExpress no Brasil.

Sem revelar números absolutos de vendas, o Aliexpress teve um crescimento de 190% nas vendas em abril, aniversário da empresa. O Brasil está entre os cinco mercados principais para o AliExpress, que está em 200 países, o que sinaliza também a importância da data para a empresa.

No ano passado, os venddores locais tiveram crescimento de 600% nas suas vendas pela plataforma, disse Bueno. Os vendedores locais também vão oferecer desconto de até 905 acompanhando os internacionais.

Para impulsionar ainda mais as vendas, o AliExpress vai promover live-commerces (estratégia de vendas ao vivo) também em português. A modalidade está ganhando fôlego no Brasil. Além disso, serão oferecidos descontos progressivos (a cada R$ 150 gastos é concedido desconto de R% 15), cash back de até 5% e itens com frete grátis. Também há o botão pechincha, em que o cliente pode compartilar uma oferta com um amigo e reduzir ainda mais o preço do produto.

Para agilizar as entregas, além dos oito voos semanais fretados que a empresa tem para o Brasil, serão acrescidos mais quatro no período das ofertas do 11 de novembro. O prazo de chegada da mercadoria no país é de sete dias após a compra, e depois há o caminho até entregar o produto ao consumidor no Brasil. A última milha continua sendo o maior desafio da empresa, que no Brasil utiliza os serviços dos Correios.

O Dia do Solteiro surgiu em 1993, na China, entre estudantes solteiros como uma celebração. Mas, desde 2009, Jack Ma, dono do Alibaba, gigante do e-commerce, transformou o dia no maior evento de compras do mundo.

No ano passado, a data movimentou US$ 139 bilhões em vendas na China. Só o Alibaba vendeu US$ 84,5 bilhões, 8,5% a mais do que em 2020.

Para comparação, a Black Friday movimentou US$ 61 bilhões nos EUA, no ano passado. Este ano, mesmo com a expectativa de crescimento menor da China, existe a a promessa de superar os números do ano passado.