EUA negam existência de armas biológicas na Ucrânia após denúncia russa
Anúncio foi feito pela embaixadora dos Estados Unidos diante do Conselho de Segurança da ONU, nesta quinta-feira (27)
As acusações da Rússia sobre o envolvimento de Washington no suposto desenvolvimento de armas biológicas na Ucrânia são "pura invenção", afirmou, nesta quinta-feira 27), a embaixadora dos Estados Unidos ante o Conselho de Segurança da ONU.
"Todos sabemos que essas afirmações são pura invenção sem o mínimo fundamento", declarou Linda Thomas-Greenfield. "Mas quero aproveitar esta oportunidade para pôr as coisas em seu lugar: a Ucrânia não tem um programa de armas biológicas. Os Estados Unidos não têm um programa de armas biológicas."
Pouco antes, o alto representante adjunto da ONU para o desarmamento, Adedeji Ebo, havia afirmado que a organização "não está a par" de que haja um programa de armas biológicas na Ucrânia, e que a Rússia solicitou uma investigação. "Estamos cientes de que a Federação Russa apresentou uma acusação oficial pelas alegações de existência de programas de armas biológicas na Ucrânia", declarou Ebo no Conselho de Segurança.
A alta representante para o desarmamento, Izumi Nakamitsu, havia informado em março e maio ao Conselho de Segurança que a ONU desconhecia a existência de tal programa, lembrou Ebo. "O mesmo acontece hoje", afirmou, após destacar que a organização não tem mandato "nem capacidade técnica" de realizar uma investigação desse tipo.