SENAI-PE promove "SENAI: Futuros Espaciais", evento inédito com pesquisadores da NASA
Evento acontece entre nos dias 3 e 4 de novembro
Estudantes, empresários e comunidade científica apaixonada pela NASA e pelo setor aeroespacial terão a oportunidade de participar do evento “SENAI: Futuros Espaciais”, que será realizado entre os dias 3 e 4 de novembro. O Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), em parceria com a NASA (National Aeronautics and Space Administration), promovem o evento. Estão abertas as inscrições gratuitas para pesquisadores e empresários pelo link https://mkt.pe.senai.br/futuros-espaciais-empresarios-academicos. As vagas para escolas já foram preenchidas, mas haverá transmissão ao vivo pelo YouTube do SENAI Pernambuco.
O evento foi criado no intuito de estimular o interesse dos jovens pernambucanos pela ciência, e incentivá-los a seguir carreiras em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. No dia 03/11, será totalmente focado para os estudantes, e acontecerá na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sendo de manhã para os estudantes do ensino fundamental e à tarde para estudantes do ensino médio (escolas públicas e particulares). Participam no primeiro dia o Dr. Jim Spann, cientista líder em Clima Espacial na NASA, que foi criado em Recife; Dra. Shelia Nash-Stevenson, engenheira da NASA e gerente do projeto SPORT; Pedro Cabral, natural de Recife, engenheiro do ITA e do projeto SPORT; e Denise Hill, Comunicações e Liderança de Divulgação da NASA. Serão discutidos projetos e programas da agência, além de suas trajetórias.
Já no dia 04/11, o evento será direcionado para estudantes universitários e pesquisadores (turno da manhã) e para empresários do setor industrial (turno da tarde), na Casa da Indústria, em Santo Amaro. Participam os mesmos colaboradores do primeiro dia, mas com assuntos voltados para a cooperação acadêmica entre o Brasil e os Estados Unidos. "O foco neste momento será discutir a cooperação acadêmica e industrial no setor espacial entre o Brasil e os Estados Unidos, a troca de experiências relacionadas ao desenvolvimento do satélite SPORT, as alternativas de pesquisa e promoção do desenvolvimento para o setor e a importância do setor para a economia nacional", explica o Diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI Pernambuco, Oziel Alves.
A NASA traz para o evento suas iniciativas mais recentes como: lançamento do satélite SPORT (Scintillation Prediction Observations Research Task), o Heliophysics Big Year e o Programa Artemis. Também participam do evento a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)