Tumulto em festa de Halloween deixa mais de 150 mortos em Seul
Outras 100 pessoas ficaram feridas no acidente
Pelo menos 151 pessoas morreram e outras 150 ficaram feridas em um tumulto durante as celebrações de Halloween no centro de Seul, a capital da Coreia do Sul, no sábado (29), segundo as autoridades.
"Às 02h30 [horário local, tarde de sábado em Brasília], 120 pessoas tinham morrido e há cerca de 100 feridos", informou o responsável dos bombeiros Choi Seong-beom aos jornalistas no local do incidente.
Anteriormente, um agente dos bombeiros contou à agência AFP que mais de 140 ambulâncias tinham sido enviadas ao local para ajudar as vítimas.
O bairro de Itaewon é conhecido pelas celebrações de Halloween e milhares de pessoas se aglomeraram em suas ruas estreitas, afirmaram as autoridades.
Cerca de 50 pessoas sofreram paradas cardíacas no local, informou a agência de notícias Yonhap citando os bombeiros. O incidente parece ter sido causado por uma debandada devido ao tamanho da multidão.
O presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, ordenou o envio de equipes de primeiros socorros ao local e pediu que os hospitais se preparassem para receber os feridos, indicou a Presidência.
Fotos publicadas pela Yonhap mostram mais de dez pessoas estendidas em uma rua isolada por um cordão de segurança, com socorristas atendendo algumas delas.
O presidente americano, Joe Biden, manifestou a solidariedade dos Estados Unidos com a Coreia do Sul.
"Estamos de luto com o povo da República da Coreia e enviamos nossos melhores desejos de uma rápida recuperação a todos os que ficaram feridos", disse Biden em nota, acrescentando que os Estados Unidos "estão junto da República da Coreia neste momento trágico".