Covid-19: Os dois tipos de tosse que indicam ser a infecção
O sintoma da doença causada pelas novas subvariantes é muitas vezes confundido com gripe e resfriados
O número de infectados pela Covid-19 caiu brutalmente no Brasil e no mundo graças à vacinação, mas o vírus continua circulando e infectando. O principal sintoma das novas subvariantes tem sido a tosse, justamente um sinal comum em outras doenças, como a gripe e o resfriado. Um estudo conduzido pela ZOE Health Study, projeto de pesquisa em saúde da empresa britânica Zoe Limited, destacou os dois tipos principais da tosse associada ao coronavírus.
Os dados do trabalho foram coletados através de aplicativo com informações de pessoas infectadas com Covid e os tipos de tosse mais frequentes.
Tosse seca
A tosse seca é considerada um dos sintomas clássicos do coronavírus, 53% das pessoas contaminadas pelo vírus relataram ter tosse seca.Semelhante a uma coceira na garganta, não produz muco. Ela pode durar alguns dias, com alguns picos de ataques de tosse durante o dia.
Tosse com catarro
Apesar de parecer com um sintoma de resfriado, pode indicar a contaminação pela Covid. A pesquisa apontou que 45% dos infectados tiveram a tosse com catarro. O Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra caracteriza esse sintoma por conter um “muco espesso”
Quando procurar um médico
Além desses sinais, o órgão alerta que existem outros elementos que indicam que a tosse é motivo de uma visita ao médico:
Tosse não está melhorando;
A tosse está mudando, por exemplo, tossindo sangue ou catarro ficando sujo;
A falta de ar não está melhorando;
Você está preocupado com seus sintomas;
Você está preocupado com possíveis sintomas da Covid longa em uma criança ou jovem com menos de 18 anos.
Outros sintomas
O estudo indicou também outros sintomas comuns da Covid, para ficar em alerta:
Dor de garganta;
Nariz pingando;
Nariz entupido;
Dor de cabeça;
Espirros;
Uma voz rouca.